25 de Julho: o dia da Mulher Negra Afro Latino-americana e Caribenha

O Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e outros estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Criado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha.

Em cinco anos, a ação do Instituto Odara no Julho trouxe temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência. Este ano, com a 6ª Edição, as organizações proponentes reafirmam suas estratégias de resistência na luta contra o racismo, o sexismo, a lgbtfobia e todas as formas de opressão que atingem a vida e a existência das mulheres negras. A edição de 2018 é marcada pelos 130 anos da falsa Abolição da Escravatura e dos 30 anos do Primeiro Encontro Nacional de Mulheres Negras.

A CESE é parceria desta iniciativa desde a 1ª Edição. Como expressão de seu compromisso com a autonomia das mulheres e com o enfrentamento ao racismo e às desigualdades de gênero como condições para o avanço democrático no Brasil,  foram apoiados mais de 30 projetos, beneficiando 17.447 pessoas, com envolvimento de mais de 6 mil jovens, no #JulhodasPretas.