Acreditamos que um dia a PAZ e a JUSTIÇA se beijarão e serão o nome do nosso País

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” 2 Coríntios 4:8,9

É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...” (Paulo Freire)

Foi a inspiração do evangelho libertador e comprometido com a defesa da vida das populações mais vulneráveis, dos mais pobres, que permitiu a criação da CESE e que, 45 anos depois, ainda a mantém atuante e firme.

Apesar de estarmos enfrentando uma travessia turbulenta, ameaçadora e violenta continuaremos a seguir na contramão de práticas políticas, sociais, econômicas, ambientais e religiosas que queiram oprimir, matar a vida e atentar contra a dignidade humana.

Olhamos para trás e vemos conquistas que, juntamente com tantas pessoas, grupos populares e religiosos e movimentos sociais ajudamos a implementar e a construir neste imenso país. Isto alimenta a nossa esperança.

Olhamos para frente e vemos um horizonte de possibilidades ainda a serem conquistadas e implementadas. A utopia nos faz caminhar e é ela quem nos motiva a conjugarmos o verbo esperançar!