CESE celebra 45 anos com Assembleia Geral e visita a projetos

Teve início na última quinta (07 de junho) a 45ª Assembleia Geral da CESE, que celebra nesta edição o aniversário de 45 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço.  Na ocasião a equipe da CESE, representantes das Igrejas que a compõem e organismos ecumênicos visitaram iniciativas que já tiveram projetos apoiados em Salvador (Bahia).

O grupo de cerca de 60 pessoas começou o dia fazendo trilha no Parque São Bartolomeu, localizado no Subúrbio Ferroviário. Foi possível não apenas experenciar as riquezas naturais da região, repleta de matas e cachoeiras, como também dialogar sobre os desafios para a preservação do Parque e as lutas dos povos de matriz africana para expressarem sua fé na região.

No momento seguinte, uma roda de diálogo foi organizada para reflexão sobre as quatro políticas referenciais da CESE (Direito à Terra, Água e Território; Direito à Identidade na Diversidade; Direito a Trabalho e Renda; e Direito à Cidade), à luz das experiências de grupos populares, organizações e movimentos que atuam na região do Subúrbio. “É claro que a realidade é muito mais dinâmica, mas as políticas referenciais são um trabalhado pedagógico, uma forma de orientar o trabalho da CESE em suas diversas facetas: formação, diálogo e articulação e incidência. Ou seja, é uma forma de orientar nossa ação nesses 45 anos de atuação”, explica a assessora de projetos e formação da CESE, Olga Matos, que contribuiu na mediação da roda de diálogo.

Trazendo para o debate as várias vertentes de lutas por direitos na região, Mãe Val, que atua há 40 anos pela preservação ambiental, cultural e religiosa do Parque São Bartolomeu, destaca a importância do espaço para as religiões de matriz africana. Nós cultuamos os rios, as árvores, as folhas, as lagoas, a natureza”, exemplifica.  Nos campos de Direito à Cidade e Direito à Identidade na Diversidade, Naiara Soares, de koinonia, aponta como os avanços urbanos e especulação imobiliária têm afetado a dinâmica desses grupos. E a educadora Carol Lopes, ainda emendou, considerando as riquezas naturais da região. “Aqui poderia ser um ponto turístico, mas não é por que? Porque aqui e periferia de Salvador”, enfatiza, explicitando os abismos sociais da capital baiana.

A diretora executiva da CESE, Sônia Mota, avalia que esse momento da Assembleia Geral, em que se visitam inciativas apoiadas, é um espaço de incidência, vivência in loco e formação da equipe. “Para nós, estas vivências são importantes para alimentar a  nossa luta.  Quando trazemos igrejas e organizações parceiras para conhecer as experiências de organizações e movimentos que atuam diretamente enfrentando seus problemas e buscando soluções criativas é uma forma de fazer com que igrejas e organizações que compõem a CESE  sintam-se parte desse trabalho”.

Finalizando a tarde no Parque, cada representante das igrejas e organismos ecumênicos presentes doaram uma muda ao Parque, simbolizando o compromisso e a solidariedade com as diversas lutas que se travam na região.

O dia foi encerrado com cerimônia ecumênica na Igreja da Trindade. Cada pessoa presente foi convidada a acender uma vela e pensar na política referencial que mais se identifica e assumir um compromisso individual nesse campo. “Que esse brilho do trabalho dos 45 anos da CESE nunca se acabe e que atuemos ativamente para essa chama sempre se mantenha acesa”, expressa seus votos para a Coordenadoria Ecumênica de Serviço o idealizador da comunidade da Trindade, Henrique Peregrino.

Assembleia Geral Ordinária Eletiva da CESE – 07 a 08 de junho de 2018

Aliança de Batistas do Brasil – ABB

Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil – IPIB

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil – IPU

Centro do Estudos Bíblicos – CEBI

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço

Processo de Articulação e Diálogo – PAD

Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE