Declaração Universal dos Direitos Humanos

No mês que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a CESE compartilhará, diariamente, os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A versão online da cartilha completa, com os 30 artigos, está disponível no link https://goo.gl/svJUVR.

O livreto histórico e mais conhecido da CESE traz uma edição revisada Comemorativa de 70 anos da Declaração, tendo como texto-base a Declaração Universal dos Direitos Humanos e artigos do PIDESC – Pacto Internacional Sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, referenciados por textos bíblicos. A edição, lançada em junho, nos 45 anos da CESE, trouxe uma nova ilustração e contou com a parceria do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil e Articulação para o Monitoramento dos DH no Brasil.

A CESE já fez circular, das edições anteriores, mais de dois milhões de exemplares por todo o País. Sua distribuição é voltada para toda a sociedade, desde movimentos sociais e organizações populares, até escolas e universidades. “O tamanho do sucesso editorial tem a ver com a sua qualidade, mas também com as demandas que não param na sociedade”, afirma José Carlos Zanetti, assessor de Projetos e Formação da CESE.

Para ele, este livro é fundamental não só para CESE e as organizações que ajudaram na sua elaboração, mas especialmente, para os indivíduos que têm seus direitos violados: “Há uma necessidade reinterpretação desses direitos, que vão desde a imposição de acessar ao mercado para ter o direito básico, potencializado pelo neoliberalismo, até as reformas que estão em cur