Notícias

Julho das Pretas terá conferência com Angela Davis em Salvador

O Julho das Pretas é uma agenda de mobilização do Movimento de Mulheres Negras para lembrar o Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha – 25 de julho. Todos os anos são realizadas passeatas, atos, rodas de diálogo, seminários, audiências públicas, saraus, oficinas, entre outras atividades, para dar visibilidade às lutas contra o racismo, machismo, misoginia e demais formas de opressão.

Na 5ª edição do evento, criado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, um dos temas a ser discutidos será “Negras jovens e as lutas de enfrentamento ao racismo, a violência e pelo bem viver”. O mote vem da importância de dialogar com a juventude e encontrar formas de combater todas as formas de silenciamento e violência contra mulheres negras.

Dados
A taxa de homicídio de mulheres negras é o dobro da taxa das mulheres brancas, de acordo com o Instituto Patrícia Galvão. O Mapa da Violência mostra que de 2003 para 2013 os homicídios de negras aumentaram 54,2%, passando de 1.864 para 2.875 vítimas. Enquanto que de mulheres brancas cai de 1.747 vítimas, em 2003, para 1.576, em 2013. Estes números demonstram que ser vítima de homicídios no Brasil tem relação com as desigualdades étnico/raciais.

Programação
O Julho das Pretas em Salvador contará com a Conferência “Angela Davis: Atravessando o Tempo e Construindo o Futuro da Luta contra o Racismo”, no dia 25, às 18h, no auditório da Reitoria da UFBA. A atividade é organizada em parceria entre o Odara, Coletivo Angela Davis, Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Mulher (NEIM), UFBA e UFRB.

A Marcha pela Vida das Mulheres Negras é outra atividade do mês. A mobilização acontecerá no Iguatemi, a partir das 9h. Também acontecerá no dia 26, o Diálogos “Mulheres Negras transversais do Tempo: Negras Jovens Enfrentando o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver”. O debate será das 9h às 18h, na Faculdade de Economia da UFBA.

É com este chamado que a Associação Cultural e Carnavalesca Afoxé Kambalagwanze e a Associação Carnavalesca Bloco Afro Ginga do Negro realizam a II Edição do ‘Feijão e Salada Cultural das Pretas’, com patrocínio da CESE e parceria com a Rede de Mulheres do Estado da Bahia. Será no Espaço Cultural Clube do Samba – Pelourinho, a partir das 12h, no dia 22 deste mês. Clique aqui para saber mais.

Saiba mais sobre a programação do Julho das Pretas aqui: https://goo.gl/HLQCUS