Mais de 300 pessoas prestigiam a Feijoada Solidária da CESE

O espírito de solidariedade e bem viver encheu os espaços do Museu de Arte da Bahia com a 17ª edição da Campanha Primavera para a Vida, realizado pela CESE no último sábado (30 de setembro). O lançamento da iniciativa foi marcado pela tradicional feijoada, que reuniu cerca de 300 pessoas, dentre elas representantes de igrejas locais e nacionais, de projetos, organizações ecumênicas, entidades parceiras e pessoas da Rede de Amigos.

A Campanha, que todo o ano aborda assuntos ligados à justiça social, traz à reflexão em 2017 o tema “Mineração aqui não: O clamor dos povos e da terra ferida”. O dia começou com mística, que retratou, por meio de exposição dialogada, celebração, cânticos e a exibição do documentário “Igrejas e Mineração na América Latina”, os impactos do modelo de desenvolvimento mineral adotado no Brasil sobre os povos tradicionais, originários e o meio ambiente e trouxe anunciações. A expansão ilimitada da extração e consumo de minérios, além de ultrapassar os limites do meio ambiente, afeta diretamente o modo de vida das populações tradicionais, viola seus direitos, e gera conflitos territoriais. A partir disso, a CESE propôs debater o tema com a sociedade e pensar quais são as alternativas a esse modelo de desenvolvimento, a fim de beneficiar as populações locais e diminuir as desigualdades. A decoração do momento contou também com instalação com dados e infográficos sobre a temática em diversas regiões do Brasil.

A tradicional feijoada foi servida ao som de música ao vivo, com as participações especiais da Rede de Amigos da CESE: a cantora Emillie Lapa, o Grupo Ramon (grupo musical de jovens da Acopamec) e Bailinho dos Amigos. A Rede Moinho e representantes da Igreja de Valério Silva – IPU também se somaram à celebração, com a exposição e venda de seus produtos.

A ação segue durante a toda a primavera e ainda dá tempo de você contribuir! Toda a renda obtida com a atividade será revertida para apoiar projetos recebidos pela CESE.


PARA DEPÓSITO EM CONTA
COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO – CNPJ: 13.589.270/0001-21
Banco do Brasil Agência: 2799-5 / Conta: 119756-8 / Salvador-Bahia-Brasil
Bradesco Agência: 0592-4 / Conta: 42.144-8 /Salvador-Bahia-Brasil

Saiba mais em: www.cese.org.br/apoie-a-cese/ajudeagora

Segue abaixo os materiais da 17ª Edição para incluir na programação das igrejas e dos grupos locais. Estas reflexões ajudarão a entender e aprofundar esta temática.

Reflexões que poderão ser utilizados nos estudos bíblicos e encontros das igrejas:

Mineração no Brasil

Da materialidade dos Metais

O ouro dessa terra é bom

Vida Bíblia e Mineração

Carta explicativa sobre a escolha do tema:

Carta

Cartaz da Campanha Primavera para a Vida

Cartaz

Lista de vídeos

Links

Proposta de Liturgia para celebração:

Liturgia 

Cânticos