Cese

Programa Juventude Cidadã

O Programa Juventude Cidadã – OJU OMO – O Olhar da Juventude, teve início em 2005 com o objetivo de fortalecer redes sociais com atuação no Subúrbio Ferroviário e na Península de Itapagipe, Salvador. Com uma população estimada de 600 mil habitantes, maioria de afrodescendentes que sobrevivem em condições de moradia e infraestrutura precárias – retratando um quadro de racismo ambiental e o preconceito da intolerância religiosa. Atualmente são apoiadas 4 redes – o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS),  Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI), Fórum de Entidades do Subúrbio (FES) e Colegiado de Cultura da Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe (CAMMPI), beneficiando cerca de 50 grupos e aproximadamente 500 jovens que atuam na área da arte-educação.

O programa é desenvolvido com foco em formação, incluindo intercâmbios e no apoio a projetos de fortalecimento dos grupos e da atuação em rede, visando à afirmação da identidade e por políticas públicas.

Duas grandes atividades estão em andamento: a produção de uma Cartografia Social, onde os grupos identificam potencialidades e conflitos no território através de uma legenda própria; e um curso de ‘formação de formadores’ no campo da Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexualidade para a Juventude, em parceria com a Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) – este com o envolvimento de outros grupos, incluindo um coletivo de jovens da Ilha de Maré, próxima a Salvador.


Cese
End.: R. da Graça, 150. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador-BA, Brasil.
Tel.: (71)2104-5457, Fax: (71)2104-5456, E-mail: cese@cese.org.br

©2012 - 2017 Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE
ZWA