Salvador, Bahia, Brasil | 16 de abril de 2014

banner rede de amigos
A CESE é membro da Actaliança

COMO ELABORAR SEU PROJETO

Homepage > Apoio a projetos > Como Elaborar


ATENÇÃO: A partir de 2013, a CESE receberá propostas de projetos apenas pelo e-mail projetos@cese.org.br. Além disso, seus roteiros de projetos e de relatórios foram modificados. No caso do roteiro de projetos, separou as orientações para elaboração do projeto em outro documento. Fique ligado!

As propostas devem ser enviadas conforme o roteiro de elaboração de projetos da CESE. Faça o download do roteiro clicando no link abaixo.

Fazer Download

Elaboramos um guia para facilitar o preenchimento do roteiro. Clique abaixo para fazer o download.

Fazer Download

 

A CESE recebe e analisa projetos durante todo o ano. Uma vez enviados, os projetos são analisados por uma equipe de assessoria especializada que se reúne semanalmente. Para ser aprovado, um projeto precisa ser submetido à apreciação do conjunto da equipe.

Os projetos devem chegar à CESE com, no mínimo, 40 dias de antecedência ao início previsto das atividades. Esse prazo se faz necessário, pois durante esse período o projeto será cadastrado, analisado, e uma vez aprovado, enviaremos o contrato que deverá ser assinado e devolvido. Só então os recursos serão liberados. Propostas que chegarem fora desse prazo não serão priorizadas.

Projetos enviados entre os meses de dezembro e janeiro podem levar um maior tempo para análise e aprovação uma vez que, nesse período, a CESE se dedica a outras atividades institucionais, além de coincidir com as férias coletivas da sua equipe. Isso, entretanto, não impede que as organizações encaminhem seus projetos durante esse período.

Os projetos podem ser enviados via e-mail ou correio convencional. O contrato referente a um projeto aprovado deverá ser enviado via correio convencional com nome completo e assinatura do representante legal da entidade, e vir acompanhado da ata da última eleição de diretoria. No caso das entidades que estejam acessando a CESE pela primeira vez, ou em caso de mudança estatutária, solicitamos também o envio do estatuto.

Após o preenchimento, favor enviar o formulário preenchido para o seguinte endereço: projetos@cese.org.br. Favor especificar como assunto do e-mail: PROJETO PARA ANÁLISE.

Aos que optarem pelo envio através do correio, enviar o formulário para o endereço abaixo AOS CUIDADOS DA SECRETARIA DE PROJETOS. Escrever no envelope: PROJETO PARA ANÁLISE.

Endereço da CESE: Rua da Graça, 164, Graça, Salvador-BA, CEP: 40.150-055

PERGUNTAS FREQUENTES

 


1) O que a CESE entende como um pequeno projeto?
São ações pontuais, isto é, que tenham início, meio e fim, e não dependam da continuidade do apoio. Chamamos esses projetos de “pontuais” porque suas atividades são bem específicas e estão relacionados à ação-fim da organização.


2) A CESE exige que os projetos sejam elaborados conforme roteiro específico?
Não, mas exige que as questões do roteiro de projetos da CESE (disponível neste site) sejam consideradas mesmo que o projeto seja elaborado em outro formato. O uso do roteiro também facilita o cadastramento e os processos de análise e decisão.


3) Qual o prazo para envio de projetos?
Os projetos deverão chegar à CESE, com, no mínimo, 40 dias de antecedência em relação à data prevista para o início das atividades.


4) Em quais meses do ano posso enviar um projeto?
A CESE recebe projetos durante todo o ano. Entretanto, projetos enviados entre os meses de dezembro e janeiro podem levar um maior tempo para análise e aprovação uma vez que, nesse período, a CESE se dedica a outras atividades institucionais, além de coincidir com as férias coletivas da sua equipe.


5) É preciso indicar o número de beneficiários diretos?
Sim. Este é um dado muito importante para a CESE e deve ser indicado no projeto.


6) Qual o valor máximo que a CESE apóia no Programa de Pequenos Projetos?
A CESE não tem estipulado um teto máximo para apoio aos pequenos projetos, pois este varia de acordo com o tipo de atividade a ser desenvolvida, a abrangência, número de beneficiários etc. O valor médio de apoio a projetos atualmente é R$ 7.000,00.


7) Há regiões prioritárias para apoio da CESE?
A CESE apóia projetos em todo o Brasil, com prioridade para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


8) Quais os tipos de entidades que a CESE apóia?
A CESE considera passíveis de apoio somente projetos que sejam apresentados por movimentos sociais, associações comunitárias, sindicatos, grupos de base, cooperativas, fóruns e articulações, organizações não-governamentais de apoio e assessoria ao movimento popular, serviços diaconais ecumênicos e pastorais das igrejas.


9) Quais as áreas apoiadas pela CESE?
A CESE apóia projetos nas áreas de Direitos Humanos, Fortalecimento Institucional, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde Popular, Articulação Ecumênica, Comunicação, Cultura e Meio Ambiente.


10) O Programa de Pequenos Projetos (PPP) apóia qualquer item?
Não. A CESE através do PPP não apóia itens que se configurem como manutenção institucional (ex: pagamento de aluguel, salários, manutenção de sede, etc.) nem que se destinem a aquisição de imóveis e veículos.


11) A CESE apóia passagens e despesas internacionais?
Não, estas rubricas estão absolutamente fora dos critérios de apoio da CESE.


12) A CESE analisa projetos urbanos ou rurais?
A CESE apóia tanto projetos em áreas urbanas quanto rurais.


13) Nossa organização é informal, portanto, não tem CNPJ. Podemos enviar um projeto à CESE?
Sim. A CESE não exige que as entidades estejam totalmente formalizadas no momento do apoio. Mas a entidade que não tiver uma conta bancária deve buscar uma outra entidade do movimento popular, de sua confiança, para que esta possa ser repassadora dos recursos enviados pela CESE, em caso de apoio. Se o projeto for apoiado, o contrato de cooperação será firmado entre a CESE e a organização repassadora dos recursos, que passará a responder legalmente pelo projeto diante da CESE.


14) O envio de projetos por e-mail substitui o envio por correio?
Sim, os projetos podem ser enviados via e-mail ou correio convencional. Entretanto, outros documentos como CONTRATOS e RELATÓRIOS só podem ser enviados por correio convencional, pois os mesmos precisam estar devidamente assinados pelo(s) representante(s) legal(is) para que sejam legalmente válidos.


15) Uma organização que já foi apoiada pela CESE pode enviar um novo projeto?
Sim, contanto que sua entidade não tenha pendências como: débitos de relatórios, relatórios não satisfatórios, irregularidades comprovadas na gestão de projetos anteriormente apoiados. Também não será prioridade se o novo projeto for continuidade do apoiado anteriormente e se, no ano em curso, já tiver sido concedido algum apoio.


16) Como a CESE processa sua análise de projetos?
Cada projeto é analisado e decidido em reuniões semanais da equipe de assessoria, ad referendum da Diretora Executiva. A análise e decisão são tomadas conforme os critérios e prioridades já informadas no site da CESE.


17) A organização da qual faço parte pode enviar um projeto para ser analisado pelo PROGRAMA DE APOIO ESTRATÉGICO (PAE)?
O PAE apóia redes e articulações, funciona com outra metodologia e os projetos são selecionados através de edital. Os sete projetos da atual edição foram finalizados em 2010. Um novo edital poderá será aberto, mas para o momento não há previsão de uma nova edição do programa. As organizações podem enviar projetos tanto para o PPP (Programa de Apoio a Pequenos Projetos), quanto para o PDP (Programa de Dupla Participação), divulgado pela Campanha Uma Ação Para Crianças.


18) Uma vez apoiado um projeto, qual o prazo para envio dos relatórios?
Seis meses a contar da data do apoio.


19) A CESE exige que os relatórios sejam enviados em formulários específicos?
Sim, pois eles são parte dos nossos instrumentos de avaliação do Programa de Pequenos Projetos. Mas as organizações também podem enviar outras informações complementares aos relatórios nos formatos exigidos pela CESE.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CAMPANHAS

Primavera para a vida 2013 Ação para crianças

Clique acima e conheça as campanhas da CESE.

©2012 Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. End.: R. da Graça, 164. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador-BA, Brasil. Tel.: (71)2104-5457, Fax: (71)2104-5456, E-mail: cese@cese.org.br
CC

O conteúdo deste site pode ser utilizado desde que cite os autores e a fonte.

Expediente: 8hrs às 12hrs e 13 às 17hrs. Atenção: região não inclusa no horário brasileiro de verão

Assine o RSS Webmail