Salvador, Bahia, Brasil | 31 de julho de 2014

banner rede de amigos
A CESE é membro da Actaliança

ECUMENISMO

Homepage > Ecumenismo > Território Marãiwatsédé é devolvido aos índios Xavante


Território Marãiwatsédé é devolvido aos índios Xavante

14/02/2013


A terra indígena Marãiwatsédé foi integralmente devolvida pela Justiça brasileira ao povo Xavante no domingo, dia 27 de dezembro. A decisão do Supremo Tribunal Federal, tomada após anos de luta e reivindicação, exigiu a desintrusão do território. A informação é da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em seu sítio na internet.

O processo de desintrusão da terra Indígena teve início em dezembro de 2012. O oficial de Justiça certificou a situação da área a partir de sobrevoo na segunda-feira, dia 28, e entregou o “auto de desocupação final” ao órgão indigenista federal.

Os posseiros do Posto da Mata, foco da resistência à desocupação, reagiram ao verem a presença de homens da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal. Com apoio de setores conservadores locais e de veículos da grande mídia, travaram uma guerra de propaganda contra a retirada dos não indígenas da terra xavante, chegando a bloquear estradas da região.

A força-tarefa que deu cumprimento ao mandado de desocupação da terra Indígena foi composta de servidores da Secretaria-Geral da Presidência da República, FUNAI, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O Exército contribuiu com apoio logístico.

Extraído de ALC.

Faça seu cadastro e receba informativos da CESE (clique aqui)

COMPARTILHE ESSA NÓTICIA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CAMPANHAS

Primavera para a vida 2013 Ação para crianças

Clique acima e conheça as campanhas da CESE.

©2012 Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. End.: R. da Graça, 164. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador-BA, Brasil. Tel.: (71)2104-5457, Fax: (71)2104-5456, E-mail: cese@cese.org.br
CC

O conteúdo deste site pode ser utilizado desde que cite os autores e a fonte.

Expediente: 8hrs às 12hrs e 13 às 17hrs. Atenção: região não inclusa no horário brasileiro de verão

Assine o RSS Webmail