Salvador, Bahia, Brasil | 18 de abril de 2014

banner rede de amigos
A CESE é membro da Actaliança

NOTÍCIAS

Homepage > Notícias > I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas acontece em Brasília


I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas acontece em Brasília

20/02/2013

Cerca de três mil mulheres, de todo o país, reúnem-se essa semana, de 18 a 21 de fevereiro, no I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, em Brasília/DF.  Com o tema “Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher”, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) quer destacar o importante papel da mulher na produção de alimentos saudáveis, o combate a violência sofrida por elas e as lutas feministas.

Letícia Pereira, do Coletivo de Comunicação do Encontro, lembra a história do MMC em seus dez anos de atuação. “O Movimento tem lutado pela libertação da mulher numa sociedade machista, patriarcal e capitalista. Pela não violência contra mulher no campo, pela direito à saúde e à agricultura camponesa, prevendo o regaste da cultura dos povos e sua história de vida”.

Mais do que uma momento de reunir as mulheres camponesas, o encontro é uma oportunidade de sensibilizar a sociedade de um modo geral. “Temos o objetivo de fortalecer a luta do movimento nos 22 estados em que está presente, chamando mais mulheres a participar e levando à sociedade a nossa agenda política que é baseada no respeito à vida”, afirma Letícia.

A CESE vem apoiando historicamente o MMC, e reforçou o Encontro Nacional com pequenos projetos para o processo preparatório das mulheres e material de comunicação. Viviane Hermida, Assessora de Projetos e Formação da CESE, ratifica a importância do encontro no contexto atual. “As mulheres camponesas colocam para a sociedade e para os governos o desafio de repensar padrões culturais e implementar medidas efetivas para enfrentar as diversas faces da opressão histórica a que as mulheres são submetidas. Para a CESE, o  I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas é um momento histórico na luta pela autonomia e pela igualdade e vamos acompanhar com atenção os seus desdobramentos” .

O encontro acontece no Parque da Cidade de Brasília, onde foi montada uma Mostra de Produção, reunindo frutas, verduras e outros produtos alimentícios, além de artesanato – uma amostra da diversidade dos resultados do trabalho das camponesas.

Além de organizações nacionais, participam também movimentos e representantes de outros países: África do Sul, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, Moçambique, Paraguai, República Dominicana e Venezuela.

Vale destacar, também, a presença da presidenta Dilma Rousseff, na terça, 19. Durante seu discurso, Dilma destacou a importância da igualdade de gênero e a luta das mulheres camponesas na construção de uma cidadania efetiva. “O Brasil precisa da sua inteligência, força, experiência, coragem e também da sua mão incansável para continuar avançando na construção de uma sociedade em que a igualdade entre homens e mulheres seja regra, e nunca exceção”, afirmou.

Ao final do encontro será lançada uma carta com os resultados das plenárias e debates durante os quatro dias do evento. No último dia, quinta, 21, haverá uma grande mobilização pelas ruas da cidade. “Queremos afirmar ainda mais que num país tão diverso como esse, há mulheres que encontraram formas alternativas de lutar por seus direitos”, afirma Letícia.

Acompanhe a página do MMC no Facebook para mais informações.

Foto: Divulgação e Antonio Cruz/ABr (destaque)

Faça parte da Rede de Amigos da CESE. Juntos, vamos continuar fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas no Brasil. (clique aqui)

COMPARTILHE ESSA NÓTICIA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CAMPANHAS

Primavera para a vida 2013 Ação para crianças

Clique acima e conheça as campanhas da CESE.

©2012 Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. End.: R. da Graça, 164. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador-BA, Brasil. Tel.: (71)2104-5457, Fax: (71)2104-5456, E-mail: cese@cese.org.br
CC

O conteúdo deste site pode ser utilizado desde que cite os autores e a fonte.

Expediente: 8hrs às 12hrs e 13 às 17hrs. Atenção: região não inclusa no horário brasileiro de verão

Assine o RSS Webmail