Vigília Ecumênica leva às ruas de Salvador campanha sobre voto consciente

A Vigília Ecumênica pela Vida do Povo percorreu dia 27 de setembro as ruas do Centro de Salvador, estampando a Campanha Seu Voto Vale? Então Vote Certo, com objetivo de estimular o voto consciente nas próximas eleições.

A manifestação teve início com mística na Igreja Sagrada Família, no Garcia, quando foi feita uma breve reflexão sobre o atual contexto político e a fragilidade em que se encontra nossa democracia, com a leitura das cartas da CESE e da CNBB.

Em seguida, representantes de pastorais, organizações sociais e ecumênicas, como Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Ação Social Arquidiocesana, Pastoral da Juventude, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CEBIC, Levante Popular da Juventude, Conselho Pastoral dos Pescadores, Comissão Pastoral da Terra – Bahia, CEBs e Pastoral da Saúde seguiram em Vigília, passando pelo Campo Grande em direção à Praça da Piedade.

Durante a caminhada, foram realizados momentos de diálogos com a sociedade que acompanhou a manifestação, abordando o papel do voto para a garantia de direitos; e estampados cartazes com os nomes e rostos dos e das traidores/as do povo, que votaram a favor de retrocessos de direitos, como Reforma Trabalhista, Lei da Terceirização e PEC dos Gastos Públicos (que congela por 20 anos os recursos destinados à educação e saúde). Manifestações culturais, como o grupo de jovens de Água Claras, acompanharam e animaram o percurso da Vigília.


Expressões poéticas também se somaram ao ato, com a parceria dos Artistas da Praça, grupo de poesia que se reúne na região central nas últimas quintas-feiras de cada mês.

Com fé, poesias, batuques e espírito de resistência ativa foi encerrada a Vigília Ecumênica pela Vida do Povo na Praça da Piedade, espaço representativo de tantas lutas populares por direitos na Bahia.