Semana de Oração: a busca da unidade ao longo de todo o ano – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 20.03.19

Semana de Oração: a busca da unidade ao longo de todo o ano

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21).

 

Clique aqui e baixe a logomarca da Semana.

 

Semana de Oração (SOUC), edição 2019

 

CARTA DAS IGREJAS-MEMBRO

Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2019

 

PERÍODO

De 2 a 9 de junho – Semana de Pentecostes.

 

TEMA

O tema é inspirado no livro de Deuteronômio: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20)

 

CARTAZ

O cartaz deste ano já está finalizado. A arte foi selecionada em um concurso organizado pelo CONIC-MG. O desenho foi enviado pela Mariana da Silva Souza, 16 anos, moradora de Belo Horizonte. Intitulado Jesus, o equilíbrio da Vida, o desenho buscou refletir o tema da SOUC 2019 (Dt 16, 18-20).

A busca da unidade ao longo de todo o ano. Promovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI)

 

 

INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2019

“Procurarás a justiça, nada além da justiça”

(Dt 16.11-20)

 

A Semana de Oração pela Unidade Cristã em 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia. Com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos, a Indonésia é bem conhecida como o país que tem a maior população muçulmana. No entanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas. Tanto em termos de população como de grande extensão de terra, a Indonésia é a maior nação do sudeste da Ásia. Tem mais de 17.000 ilhas, 1.340 diferentes grupos étnicos e mais de 740 línguas locais, mas ainda assim está unida na sua pluralidade pela língua nacional Bahasa Indonésia. A nação se baseia em cinco princípios chamados Pancasila, com o lema Bhineka Tunggal Ika (unidade na diversidade). No meio da diversidade de etnias, linguagem e religião, os indonésios têm vivido pelo princípio de gotong royong, que é viver em solidariedade e com colaboração. Isso significa ter partilha nos diversos campos da vida, no trabalho, nas tristezas e festividades, vendo todos os indonésios como irmãos e irmãs.

Essa sempre frágil harmonia é hoje ameaçada de novas maneiras. Muito do crescimento econômico que a Indonésia tem experimentado em décadas recentes tem sido construído com um sistema centrado na competição. Isso está em evidente contraste com a colaboração de gotong royong. A corrupção é experimentada de muitas maneiras. Ela infecta a política e os empreendimentos, frequentemente com consequências devastadoras para o ambiente. Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Movidos por essas considerações, os cristãos da Indonésia sentiram que as palavras do Deuteronômio – “procurarás a justiça, nada além da justiça” (veja Dt 16, 18-20) – falavam fortemente sobre sua situação e suas necessidades. Antes do povo de Deus entrar na terra que Deus lhes tinha prometido, eles fizeram a renovação de seu compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com eles.

 

PARTICIPAÇÃO NA SOUC 2019 E SUBSÍDIOS

Organize seus grupos de oração, estudos bíblicos. Experimente orar e viver ecumenicamente. Participe da Semana de Oração pela Unidade Cristã.

Para adquirir os materiais, basta encaminhar e-mail para conic@conic.org.br com o número de cadernos que deseja. É importante que no e-mail estejam informações como CNPJ ou CPF de quem encomenda e endereço para emissão de boleto bancário. O boleto será emitido para pedidos acima de 10 cadernos. Quem desejar menos de 10 cadernos terá que realizar depósito bancário na conta:

Banco Bradesco

Agência: 0606-8

Conta Poupança: 112.888-4

 

O preço do caderno é R$ 5,00 (a unidade). Neste valor estão inclusos frete e despesas com Correios. A cada dez cadernos encomendados, será enviado um cartaz da Semana. O cartaz também ficará liberado para download aqui aqui neste link (em JPG – média resolução), ou neste link (em PDF – melhor resolução).

 

OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Conta para depósito da coleta:

Banco Bradesco

Agência: 0606-8

Conta Poupança: 112.888-4

Sempre que possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23.

 

 

TEMA DAS SEMANAS DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – DE 1968 a 2018

Em 1968, materiais preparados em conjunto pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e pelo pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos foram usados pela primeira vez.

1968 – Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14).

1969 – Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália.

1970 – Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã.

1971 –  … e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13).

1972 – Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1973 – Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha.

1974 – Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1975 – Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1976 – Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália.

1977 – A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1978 – Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra.

1979 – Servi uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1980 – Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão.

1981 – Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1982 – Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália.

1983 – Jesus Cristo – a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça.

1984 – Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália.

1985 – Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça.

1986 – Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia – Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia.

1987 – Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França.

1988 – O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália.

1989 – Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra.

1990 – Que todos sejam um… para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha.

1991 – Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha.

1992 – Estou convosco sempre… Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica.

1993 – Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça.

1994 – A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda.

1995 – Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra.

1996 – Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal.

1997 – Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia.

1998 – O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França.

1999 – Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália.

2000 – Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália.

2001 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia.

2002 – Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha.

2003 – Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha.

2004 – Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília.

2005 – Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia.

2006 – Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda.

2007 – Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França.

2008 – Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA.

2009 – Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França.

2010 – Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia.

2011 – Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria.

2012 – Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia

 

(FONTE: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC)