CEBIC promove curso voltado para lideranças religiosas – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 03.03.20

CEBIC promove curso voltado para lideranças religiosas

A partir do mês de março, o Cebic – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs oferece o curso “Enfrentando o fundamentalismo: a leitura da Bíblia por outros olhares”. A iniciativa será realizada em Salvador (BA), com apoio da CESE e parceria da Faculdade Jardins.

A formação do cânon, exemplos de abordagem histórica de textos e hermenêutica ecumênica serão tópicos de reflexão dos encontros. “O curso tem como objetivo refletir, de maneira aprofundada, sobre o conhecimento bíblico, como ele chegou até nos, as dificuldades de tradução e interpretação, para que a gente possa perceber a complexidade do fundamentalismo – como as pessoas usam, por exemplo, um texto traduzido ao pé da letra e trazem um prejuízo enorme aos direitos humanos”, pondera Lucy Luz, membro da coordenação do CEBIC.

Lideranças religiosas que tenham conhecimento bíblico-teológico são o público-alvo da iniciativa. “O curso foi pensado como forma de fortalecer lideranças religiosas, clérigas e leigas para enfrentarem as consequências maléficas do fundamentalismo religioso que tem invadido nossos espaços de fé, disseminado a cultura do ódio, e promovido o racismo religioso”, avalia Bianca Daebs, da coordenação do CEBIC, acrescentando que a formação também é uma forma de resistência a esse momento de retrocesso político por meio da fé.

“A Bíblia é um campo de disputa de interpretações. Dentre as diversas leituras possíveis também se encontram tentativas de instrumentalizar os textos em favor de interesses próprios. O curso busca capacitar pessoas a discernir os espíritos e evitar leituras fundamentalistas, arbitrárias, moralistas e exclusivistas”, convida o Dr. Nelson Kilpp, facilitador do curso e especialista em Bíblia, com mais de 30 anos de experiência no ensino da Bíblia.

Os encontros estão previstos para acontecer quinzenalmente, nas terças-feiras de cada mês.

Serviço

Curso “Enfrentando o fundamentalismo: a leitura da Bíblia por outros olhares”

Local: Rua da Graça, 150 – no auditório da CESE

Início: 03 de março de 2020

Horário: das 18h às 21h