1º de abril de 1964: o primeiro dia de uma ditadura militar que durou 21 anos

Conhecido mundialmente como o dia da mentira, 1º de abril é o Dia do Golpe Militar de 1964. O dia, na origem é marcado por mentiras: passaram a dizer que não era um golpe, mas uma “revolução”; e, a mentira maior, na qual muitos/as foram induzidos/as a acreditar e na qual os militares ainda insistem – a de que fora realizado para defender a democracia contra a subversão (comunismo) e a corrupção.

Nesses 60 anos que nos separam do golpe, a CESE não poderia deixar de fazer coro a outras vozes que se colocam em defesa do Estado Democrático de Direito. A afirmação do card acima é do economista José Carlos Zanetti. Ele foi assessor de projetos e formação da CESE e membro do Grupo Tortura Nunca Mais/BA. Zanetti foi preso político durante a ditadura militar. O depoimento foi prestado em 14 de julho de 2014, à Comissão Estadual da Verdade – Bahia, na sede do órgão. Zé, como era carinhosamente chamado, alertou sobre a importância de se lembrar dos povos indígenas e camponeses “mortos às centenas pela ditadura e tão pouco visibilizados’’.

Hoje, o Grupo Tortura Nunca Mais realiza mais uma edição da Marcha do Silêncio, movimento de defesa da memória, em nome dos/as desaparecidos/as da Ditadura, e de denúncia aos 21 anos obscuros vividos no Brasil durante o regime militar.

A concentração será na Praça da Piedade, às 15h, saindo às 17h, caminhando em silêncio, em direção ao Monumento dos Mortos e Desaparecidos Políticos do Período da Ditadura Militar no Brasil, no Campo da Pólvora, em frente ao Fórum Ruy Barbosa.

Para que não se esqueça e que nunca mais aconteça. Resistir e Esperançar: Ditadura nunca mais!
Democracia sempre!