3ª Chamada Pública de seleção de projetos “Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática”

ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, o Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) convidam organizações sociais e movimentos populares para participar da 3ª chamada pública de seleção de pequenos projetos.

A Chamada faz parte do Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática, financiado pela União Europeia no Brasil e que tem objetivo de apoiar processos de organização e articulação da sociedade civil brasileira, fortalecendo seu protagonismo na afirmação de direitos e da democracia, envolvendo atividades de incidência, formação, comunicação e apoio a projetos.

 Desde que as chamadas foram lançadas, a partir de 2017, fatos relevantes no contexto político e social brasileiro alteraram-se preocupantemente, reforçando ainda mais o sentido de fortalecer a resistência da sociedade civil em defesa da democracia, dos direitos humanos e enfrentamento dos casos de criminalização dos movimentos e organizações populares e defensores/as, que se mobilizam na legítima defesa de direitos, ameaçados pelo retrocesso democrático, desmonte de políticas públicas, aumento de forças conservadoras, recrudescimento da violência institucional.

 Já foram apoiados, desde o início do Projeto, propostas de 40 organizações e movimentos sociais de todas as regiões do Brasil, prioritariamente do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, envolvendo, em dados ainda parciais, cerca de 3.000 pessoas sendo 1.800 mulheres, e beneficiando uma diversidade de lutas e experiências populares do campo e da cidade.

 Nesta terceira e última chamada do Projeto, serão beneficiadas 10 (dez) organizações, com projetos no valor máximo de R$10 mil reais.

 As propostas devem ser apresentadas em formulário-padrão e enviadas exclusivamente para o endereço de e-mail editais@cese.org.br

 Período de inscrições: 05/04 a 12/05/2019

 Todas as informações necessárias estão disponíveis no edital da 3ª Chamada Pública. Dúvidas e/ou outras questões também podem ser enviadas para o endereço editais@cese.org.br ou pelo telefone (71) 2104-5457.

 ANEXOS:

3ª Chamada Pública – 2019: Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Roteiro para Elaboração de Projetos UE-ABONG2019

Orientações para Elaboração de Projetos UE-ABONG 2019

Outros contatos:

CESE – José Carlos Zanetti / editais@cese.org.br / (71) 2104-5457

ABONG – Pedro Bocca / projetos@abong.org.br / (11) 3237-2122

CFEMEA – Masra Abreu / masra@cfemea.org.br / (61) 3224-1791

CAMP – Daniela Tolfo / daniela@camp.org.br / (51) 3212-6511