A Reforma da Previdência na visão das trabalhadoras rurais

Neste mês de março, nosso informativo vem trazendo, semanalmente, olhares de mulheres que dedicam suas vidas à luta pela equidade de gênero, luta antirracista, pelos direitos trabalhistas e garantia da vida e bem viver de brasileiras espalhadas em todos os cantos do país.

Está prestes a ser votada no Congresso a proposta para a Reforma da Previdência. Se comparada com as regras atuais, as medidas propostas pelo governo exigirão ainda mais sacrifícios das mulheres. Estas terão que trabalhar dois anos a mais (dos 60 aos 62 anos), se forem do setor urbano, e cinco anos a mais (dos 55 aos 60 anos), se forem do setor rural, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Maria do Céu, agricultora e integrante da coordenação executiva do Polo da Borborema (Paraíba), reflete sobre como a Reforma da Previdência irá aprofundar as desigualdades no campo e convida as companheiras da cidade para se somarem à mobilização contra a Reforma.

https://www.youtube-nocookie.com/embed/pFRzRwoMNhQ?feature=oembed&wmode=opaque&iv_load_policy=3&modestbranding=1&rel=0&autohide=1&playsinline=0&autoplay=0