Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Na data em que é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, sexta-feira (25), dois projetos apoiados pela CESE acontecerão quase que simultaneamente. A data será celebrada como reconhecimento pela luta das mulheres negras, representada pela líder e Rainha Tereza Benguela, e pelo Dia Afrolatinoamericano e Caribenho de Mulheres Negras.

A Lei nº 12.987, 2 de junho de 2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, instituiu o 25 de julho como Dia Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A sanção da lei contribuiu para o fortalecimento das organizações que lutam por esta causa.

Em Salvador, o Odara – Instituto da Mulher Negra realizará diversas ações nos dias 24 e 25 de julho. Cerca de 500 mulheres de várias partes do estado, estarão reunidas nas atividades que envolvem articulação e diálogo em torno da busca da mulher negra pelo seu espaço na sociedade.

Também acontecerá no espaço Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, exposições da produção artesanal, resultado da transformação e beneficiamento da palha de banana e da palmeira, de produtos alimentícios a exemplo de mel, cocadas, doces, como também produções literárias, artes cênicas, artes plásticas e musicais.

Já no Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS, as comemorações ao Dia da Mulher Negra serão realizadas na comunidade quilombola Mimbó, no município de Amarante. O encontro trará discussões a cerca da situação da mulher negra piauiense, além do lançamento da Cartilha “Mulheres Negras Piauienses”, produzida pelo IMNP/AYABÁS.

Além de promover o debate sobre o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades de gênero e raça, o objetivo de ambas as iniciativas é lançar e mobilizar o máximo de organizações para a Marcha das Mulheres 2015. A Marcha acontecerá em Brasília, no dia 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

A programação dos eventos está disponível no site das organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *