Encontro do Programa Comunidade e Renda fortalece intercâmbio entre organizações

Nos últimos dias 29 e 30 de julho, a CESE promoveu, em Salvador, um intercâmbio de experiências entre as organizações participantes do Programa CESE Comunidade e Renda. Além da troca de vivências, o encontro avaliou o desenvolvimento do programa, que conta com o apoio da agência holandesa ICCO e patrocínio da Petrobras.

Estiveram reunidos diversos grupos de produtores rurais, que discutiram estratégias para melhoria da gestão e organização de seus empreendimentos. Os participantes também puderam expor seus produtos e compartilhar dificuldades encontradas na produção e administração dos grupos.

Através de capacitações e consultorias, o Programa auxilia nas principais fragilidades dos grupos, nas áreas de gestão e planejamento, melhores práticas produtivas e comunicação e marketing. Ozaneide Gomes, da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do assentamento Mandacaru, em Petrolina- PE, destaca a importância do projeto.

O benefício que o programa trouxe é enorme, desde a organização até a gestão. Porque até então nós não tínhamos nenhuma ferramenta que proporcionasse isso, a questão do estudo de viabilidade, a discussão da elaboração da missão. Além de ferramentas importantes, como livro caixa, planilhas e outras ferramentas de gestão. Isso trouxe pra nós uma visão de administração”.

Entre as atividades realizadas durante o encontro de avaliação, destaca-se a Roda de Diálogos sobre os Impasses e perspectivas dos mercados institucionais. Com a presença de Sílvio Porto, especialista em SAN/Mercados Institucionais e Fran Paula, técnica da FASE – MT, os participantes pode conhecer os novos desafios e entraves dos mercados institucionais PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Para Porto, o encontro, além da avaliação, contribui para a melhoria das organizações no dia-a-dia. “Certamente essas organizações que participaram nesses dois dias do encontro da CESE, quando voltarem para o seu município, para sua realidade, voltam com um outro olhar, uma outra concepção, e certamente estarão muito mais preparadas para enfrentar as suas situações, dificuldades, necessidades e perspectivas futuras”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *