Abong e associadas da Bahia e Sergipe se reúnem para encontro em Salvador

Os versos de “Greve Geral” (abaixo) da poetisa Ametista Nunes inspiraram os/as participantes do encontro das associadas da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) – Bahia e Sergipe, nesta quinta (27) e sexta-feira (28).

A atividade foi iniciada com o panorama da participação das organizações em conselhos e outros colegiados de controle social e de políticas públicas. Os/as representantes das entidades presentes puderam relatar esta situação de forma elucidativa.

“A ideia da participação popular é resultado da conquista da sociedade na Constituição Federal de 1988, então nós não podemos desprezar esse direito que a custo de muita luta foi alcançado. Além disso, precisamos mostrar aos gestores que os recursos e as políticas públicas são para servir ao bem comum e não a interesses próprios. Essa é a maior importância da participação da sociedade civil nos conselhos e é nisso que a gente tem insistido esses anos todos e precisamos continuar”, afirmou Edmundo Kroger, diretor executivo do Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP).

“A participação nos conselhos é a forma que as organizações tem para fazer o controle de políticas públicas e tentar influenciar na formação de novas políticas, independente do conselho ser deliberativo ou consultivo. A questão é que as organizações estão bastante fragilizadas por conta da sua sustentabilidade, mas é fundamental que a gente ocupe esses espaços de forma qualificada porque é a forma de diálogo direta com o poder público e de construção de políticas que vão favorecer as pautas da sociedade civil”, declarou Luciana Rios, do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop).

Logo após aconteceu a Roda de Diálogo: Quais as dificuldades e os desafios dos Conselhos atualmente, com o debate mais amplo sobre a questão da participação da sociedade civil nestes espaços. Em outro momento as organizações associadas foram atualizadas sobre os informes da Abong Nacional e também aconteceu o monitoramento do plano de ação da Abong BA/SE, dos anos de 2016/2017.

Participaram do encontro representantes das organizações: CESE, AGHENDA (Assessoria de Gestão em Estudos da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia); APALBA (Associação da Pessoa com Albinismo na Bahia); AATR – BA (Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia); AVANTE (Avante Educação e Mobilização Social); CAMA (Centro de Arte e Meio Ambiente); CEDECA-BA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan); CECUP (Centro de Educação e Cultura Popular); CRIA (Centro de Referência Integral de Adolescentes); CDJBC (Centro Dom José Brandão de Castro); Cipó Comunicação Interativa; ELO – Ligação e Organização; FASE (Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional); FUNDIFRAN (Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco); FTM (Fundação Terra Mirim); GAMBA (Grupo Ambientalista da Bahia); GAPA-BA (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia); GERMEM (Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental); Instituto Búzios; Odara – Instituto da Mulher Negra; MOC (Movimento de Organização Comunitária); SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais); Grupo Tortura Nunca Mais e Vida Brasil (Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo).

Greve Geral – Ametista Nunes
Desculpe
Doce amado
Se mais não posso
Continuar em teus braços
Que a greve está a caminho…

Desculpa
Fiel companheira
Se não me demoro contigo
Corre e avisa aos desatentos
Que a greve está a caminho

Desculpem
Queridos filhos
Se não estou perfumada
Se blasfemo enrouquecida
Se falo tão desatenta
É que a greve está a caminho

Desculpa
Grande camarada
Se não encontrou os meus olhos
Mergulhados nos olhos teus
É que meus olhos fitam o amanhã
Da greve que está a caminho…

Até breve
Meu pai e desculpa mais uma vez
O nosso encontro transferido
Para o encanto da esperança
Da greve que está a caminho da greve que vem chegando
E o futuro vem puxando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *