CESE integra Semana de Oração com diálogo sobre ecumenismo e direitos

A manhã desta sexta (22) da CESE começou com um café da manhã reforçado para receber a Semana de Oração pela Unidade Cristã. A Roda de Diálogo “O Movimento Ecumênico e as Lutas por Direitos” articulou a equipe da organização e a comunidade ecumênica de Salvador e uma das reflexões da diretora-executiva da CESE, Sônia Mota, captou o espírito coletivo do momento: “A doutrina pode nos separar, mas a prática pode nos unir”.

Com o tema “Dá-nos um pouco da tua água”, a Semana da Oração relembra o encontro entre o judeu Jesus e a mulher Samaritana para pontuar a importância do respeito à alteridade, de conhecer o outro, trocar saberes, e que nenhuma violação de direito é justificável em razão da expressão de fé.

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes e puderam entrar em contato (e relembrar) marcos históricos do ecumenismo na América Latina e Brasil. A troca de reflexões sobre a laicidade e Estado também marcou a roda de diálogo, relembrando retrocessos da conjuntura política atual e apontando perspectivas de atuação em rede do movimento ecumênico.  “Estamos com sede de coragem e atuação profética”, conclama a diretora executiva da CESE, Sônia Mota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *