CESE lança 16ª edição de Campanha Primavera para a Vida

A chegada da nova estação foi celebrada antecipadamente pela CESE no último sábado (10) com o lançamento oficial da 16ª edição da Campanha Primavera para a Vida, que neste ano traz como slogan “Direito à Vida da Juventude”. Representantes de movimentos e organizações populares, religiosas e ecumênicas marcaram presença, além da Rede de Amigos da CESE.

Para o Reverendo Bruno Almeida, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a campanha é de fundamental importância. “Nós vivemos um momento difícil para nossos jovens. O que me preocupa muito é que, diante de tudo que temos vivido em nosso país, de maneira particular, é você ter ouvido cada vez mais jovens com discurso fundamentalista, um discurso conservador. Muito por falta de compreender o mundo, de compreender a diversidade. Muitas vezes esses jovens não tem acesso à informação e reproduzem o que veem na mídia. E eu acho de suma importância a CESE encampar uma campanha, chamando a juventude pra discutir a importância de ser jovem, a importância de transformar a realidade que nos cerca, a importância de construir um mundo diferente, um novo olhar, um novo jeito, respeitando as diversidades”.

Paulo Carbonari, do Movimento Nacional de Direitos Humanos (Articulação-RS) joga luz sobre o momento atual, lembrando que direitos são conquistas e, de acordo com todos os documentos internacionais, eles deveriam ser progressivamente garantidos e não o contrário – o que também é proibido pela nossa constituição e se chama cláusula de proibição de retrocesso. “No entanto, os anúncios que estão sendo feitos pro conjunto da população, os pobres e, sobretudo os mais jovens, estão num processo de, se não perda, iminente perda de direitos”, avalia Carbonari, destacando que é sobretudo a juventude negra é a mais impactada.

E coloca na balança o papel do ecumenismo para a defesa de direitos da juventude. “O movimento ecumênico historicamente tem um papel fundamental na luta por direitos. O movimento religioso, sobretudo o ecumênico, tem papel essencial para fomentar nas pessoas a esperança, para fomentar nas pessoas aquele desejo de ver o mundo melhor e de efetivamente se organizarem em movimentos, organizações para fazerem lutas para que de fato esse mundo seja melhor. Pode colaborar também para fortalecer as juventudes a perceberem-se nessa transição e perceberem-se também como potentes também para enfrentar essa situação”.

“Falar sobre direitos da juventude nesse contexto político é acender uma chama de esperança e incentivar a busca por direitos”, reflete Bianca Daebs, também da IEAB.

Programação

A mística de abertura abriu as atividades do dia, às 10h30 da manhã, e contou com reflexões de Tárcito Fernando (koinonia) e performance e poesia do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS).

Ao meio dia, a tradicional Feijoada da Primavera foi servida, ao som da música ao vivo de Meire Reis.

O bazar de roupas feito em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe movimentou o sábado, além do sorteio de produtos e brindes.
A renda obtida com o lançamento oficial da Campanha Primavera para Vida será revertida para apoiar projetos ligados aos direitos da juventude. As doações são bem vindas durante toda a primavera.

Este evento contou com o apoio solidário dos seguintes fornecedores de serviços da CESE:
Wilson Militão – fotógrafo, LS Vídeo – filmagens, Grande Hotel da Barra e Hotel Bahia do Sol – hospedagens; Sorvete Real, Frio Gostoso, Zé Alberto, Guia de Luz  e Adocci – tortas e sobremesas; Vanyse consultora Natura e Loja Body Store Barra ( brindes para sorteiro);  Larimar ( Correios da Graça), Solut Tecnologia, Qualicopy, Fernandez Cardillo, Eliane – Didara Cosméticos, Edvaldo Tavares – Auto & Re Adm , Arena sonorização. Além das empresas fornecedoras, toda a equipe da CESE atua como voluntária no evento. Voluntários e voluntárias externas: Carla Reis e Maria das Graças – estudantes da UFBA;  Gabriela e Juliana –  Movimento de Cultura Popular do Subúrbio/ MCPS;  Lucyvanda Moura – consultora, Moises Santana da Paz – musicista, Meire Reis – cantora, Jaime Filho – músico, Igor Andrade e Marina Gordano Miranda – estudantes,  Thais Ribeiro- jornalista, Robson – funcionário público, Luciene Ferreira, voluntária
.

Você ainda pode colaborar com a campanha!

PARA DEPÓSITO EM CONTA
COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO – CNPJ: 13.589.270/0001-21
Banco do Brasil Agência: 3459-2 / Conta: 19.756-4 / Salvador-Bahia-Brasil
Bradesco Agência: 0592-4 / Conta: 42.144-8 /Salvador-Bahia-Brasil
Caixa Econômica Federal Agência: 0061/ Conta: 3431-0 / Operação: 003 /Salvador-Bahia-Brasil

As doações também podem ser recorrentes, por meio de cartão de crédito: https://www.cese.org.br/apoie-a-cese/faca-sua-doacao/

MATERIAIS DA CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA 2016

CARTAZ PPV 2016 – DIREITO À VIDA DA JUVENTUDE
SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO – DIREITO À VIDA DA JUVENTUDE
DEPOIMENTOS DA JUVENTUDE – TEXTO
DEPOIMENTOS DA JUVENTUDE – AUDIOVISUAL
DEPOIMENTOS DA JUVENTUDE – AUDIOVISUAL

LITURGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *