CESE lança publicação em Salvador com debate sobre sustentabilidade de ONG´s

O evento de lançamento do livro “Mobilização de Recursos Locais – O Desafio da Sustentabilidade”, iniciativa da CESE em parceria com a agência de cooperação holandesa Wilde Ganzen, acontece na próxima quarta-feira (27) na sede da organização (Rua da Graça, 150). A celebração contará com a presença do consultor em desenvolvimento social e institucional, Domingos Armani, sociólogo e mestre em Ciência Política, reconhecido no Brasil e exterior por suas publicações ligadas à sustentabilidade de organizações da sociedade civil.

O livro “Mobilização de Recursos Locais” partilha histórias e aprendizados de sete anos de construção e desenvolvimento do Programa Ação para Crianças (iniciativa desenvolvida pela CESE desde 2007 com financiamento de Wilde Ganzen), que conta com dois eixos principais: apoio a projetos e formação. Por meio do apoio a projetos, a CESE estimula os grupos a mobilizarem metade do recurso de que necessitam para realizar seu projeto e em seguida dobra o valor obtido. Já no campo da formação, a organização realiza oficinas sobre o tema mobilização de recursos visando ampliar a capacidade dos grupos para que busquem autossustentação financeira.

“O programa tem muitos méritos, mas o maior deles, a meu ver, é este despertar dos grupos populares para o imperativo da mobilização de recursos para causas sociais relevantes. É justamente isso que a CESE promove por meio do Ação para Crianças – o estímulo e o apoio à mobilização dos grupos e comunidades para que suas causas ganhem maior alcance e ação”, reflete o consultor Domingos Armani.

A experiência da CESE com o Programa Ação Para Crianças ainda rendeu à organização em 2013 o Prêmio ODM Brasil, uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

ONG´S E SUSTENTABILIDADE

Ainda na noite de quarta (27), Domingos Armani irá integrar o debate “Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil”, juntamente com a consultora do Programa Ação para Crianças, Lucyvanda Moura, e da diretora-executiva da CESE, Sônia Mota. A discussão contará com a presença de líderes das 35 organizações convidadas (apoiadas pelo programa), além de gestores políticos e movimentos e grupos populares de Salvador e Região Metropolitana.

A programação integra o calendário de atividades do Encontro de Avaliação do Programa Ação Para Crianças, que será realizado entre os dias 27 e 28 na CESE, com intuito de reunir organizações apoiadas pelo programa para avaliar a sua dinâmica e identificar seus aprendizados no campo da mobilização de recursos, bem como sistematizar recomendações dos grupos para a CESE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *