CESE participa de discussões sobre mulher e trabalho no Sindipetro-BA e Refinaria Landulpho Alves

A manhã do último sábado (14) foi de discussão e reflexão sobre o papel da mulher no campo do trabalho e sua presença em espaços de decisões políticas. A mesa redonda aconteceu no auditório do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, em Salvador, e reuniu representantes da Marcha Mundial das Mulheres, do Sindicato dos Químicos da Bahia (Sindiquímica) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O evento também contou com a participação da diretora do Sindipetro-BA, Rosângela dos Santos; da professora e representante da Superintendência em Defesa dos Direitos Humanos (SUDH-BA), Anhamona Silva de Brito; do professor Sérgio Guerra; Cleusa Santos, do Sindicato das Empregadas Domésticas da Bahia; e da assessora de Projetos e Formação da CESE, Rosana Fernandes.

Durante a roda de conversa, os participantes trouxeram para debate questões relativas às desigualdades sofridas pelas mulheres que lidam com o preconceito e diferença salarial no mercado de trabalho no Brasil. Segundo a Revista do Coletivo Nacional das Mulheres Petroleiras, os salários médios de mulheres com 12 anos ou mais de estudos correspondem a 67,5% do salário masculino.

“As desigualdades no Brasil estão calcadas na questão de raça e gênero, além da classe. A gente precisa garantir a defesa da democracia e dos direitos das pessoas, com os movimentos sociais ocupando espaços de decisões políticas”, ressaltou Rosana Fernandes.

Além dos apontamentos e discussões sobre o tema da igualdade nas relações de trabalho, a mesa redonda também debateu sobre a conjuntura atual da política brasileira e a necessidade de uma Reforma Política.

O encontro foi encerrado com perspectivas positivas de mais discussões com participações de outros convidados e membros da sociedade civil.

 

Espaço Mulher na Refinaria Landulpho Alves

Como parte das reflexões acerca do Dia Internacional da Mulher, a CESE esteve presente no Espaço Mulher montado na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde-BA no dia 9 de março.

Em clima descontraído, a assessora de Projetos e Formação da CESE, Rosana Fernandes, pode discutir com as trabalhadoras da instituição as conquistas das mulheres no mercado. “As palestras foram excelentes e o conteúdo interessante. Colocar essa programação em meio às atividades do Espaço Mulher deu um ar intimista, de bate papo”, destacou a assistente social Maria Cristina Brito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *