CESE RECEBE PRÊMIO ODM 2014

A manhã do último dia 23 de maio entrará para história da CESE como um momento de celebração e reconhecimento pelo sólido trabalho de mais de 40 anos de apoio à luta popular no Brasil. Representada por Dimas Galvão, Coordenador de Projetos e Formação, a CESE recebeu, das mãos da própria presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, o troféu do Prêmio ODM 2014. O Programa Ação para Crianças da CESE foi premiado como uma iniciativa que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio ODM é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e visa “reconhecer e dar voz a iniciativas exitosas que têm ajudado o Brasil a reduzir a desigualdade social, além de trazer à tona o trabalho anônimo e silencioso de muitas pessoas que vêm, ao longo dos anos, construindo um país melhor”. Conhecida de muitas das pessoas presentes, tendo apoiado, inclusive, algumas das outras organizações premiadas, a CESE foi fortemente aplaudida. Sônia Mota, Diretora Executiva, destaca a atuação dos sete anos do Programa, apoiando projetos na defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens principalmente na área de educação, cultura, comunicação e direitos humanos. “Receber este prêmio em reconhecimento ao nosso trabalho é compensador e nos anima a seguir em frente. É um prêmio conquistado por muitas mãos, desde os pequenos grupos que enviam seus projetos e confiam na CESE para apoiar suas iniciativas, até a chegada deste projeto aqui na CESE, quando uma equipe se debruça para cadastrar e analisar, visitar e avaliar cada projeto”, afirma.

Como atua em rede, nada mais justo do que agradecer as organizações que também fazem parte dessa história. “Também é um prêmio a ser dividido com nossos apoiadores, como o Instituto C&A e o Governo Holandês, via a organização Gansos Selvagens – um prêmio que rompe fronteiras. Inclusive, tivemos a honra de receber Robert Wiggers, diretor da agência holandesa, na premiação. Então o prêmio ODM para a CESE tem o sabor de um trabalho de gente que sonha junto, coloca a mão na massa e segue em frente com esperança e resistência”, finaliza Sônia.

O Programa Ação para Crianças

Defesa de Direitos e estímulo à sustentabilidade das organizações. Esses são os pilares do Programa Ação para Crianças que desde 2007 é desenvolvido pela CESE. Com base na metodologia da dupla participação, o Programa tem fortalecido a capacidade de organizações populares em todo o Brasil. Por meio de ações de mobilização de recursos, as entidades populares têm conseguido sensibilizar o apoio da sociedade para suas causas e esse esforço é reconhecido pelo Programa, que dobra o valor mobilizado pelo grupo. O Programa Ação para Crianças faz parte de uma iniciativa de mesmo nome, desenvolvida também na Índia, Quênia e África do Sul, com apoio do governo holandês, através da agência holandesa Wilde Ganzen, e do Instituto C&A. Em todas as regiões do país, nos últimos sete anos, foram apoiadas 209 propostas, beneficiando aproximadamente 70 mil pessoas, sobretudo crianças, adolescentes, jovens e mulheres, em um montante de cerca de R$ 2 milhões – metade mobilizada pelos grupos e metade pela CESE. Ao lado do apoio a propostas das organizações populares, o Programa também desenvolve ações de formação, tendo realizado 12 oficinas sobre mobilização de recursos e elaboração de projetos, nas quais já foram envolvidas mais de 300 entidades de várias partes do país. Para mais informações sobre o programa, acesse: https://www.cese.org.br/site/campanha/acao-para-criancas/

Foto home: Roberto Stuckert Filho/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *