CESE recebe visita da agência da cooperação internacional HEKS/EPER

A CESE recebeu nesta quinta-feira (11) a visita de dois colaboradores da agência HEKS/EPER – Vicente José Puhl, Diretor do Programa País e Sandra Wicki, Encarregada de País Brasil. O objetivo do encontro foi avaliar e refletir sobre o trabalho da CESE no âmbito de apoio a projetos às populações tradicionais e mulheres no país. Durante a reunião também foram levantadas as principais ações de incidência no campo do ecumenismo para a defesa de direitos, como a Missão Ecumênica Guarani Kaiowá que aconteceu em parceria com outras organizações ecumênicas.

Para Sandra, o cenário atual brasileiro é muito preocupante, visto que há pouco mais de cinco anos o Brasil ocupava outra posição no sentido de acesso a direitos. “Com a mudança de governo a situação dos movimentos sociais mudou muito, com relação ao retrocesso na luta por direitos. Nós da HEKS ficamos nos perguntando como poderíamos apoiar o movimento ou a sociedade civil para manter estes avanços já conquistados e alcançar novos”.

Em outro momento, a encarregada lembrou a importância do ecumenismo em defesa das populações mais vulneráveis. “As dificuldades no acesso a terra encontrados no Brasil são muito similares com o que acontece em outros países, como Honduras e Colômbia. Então o ecumenismo possibilita que pontes sejam criadas com outras organizações e igrejas, europeias ou de outras regiões, para formar canais e também parcerias de divulgação e apoio contra os ataques sofridos por essas populações”.

Para finalizar, Sandra pontuou que apesar dos desmontes, a CESE tem se posicionado contra os ataques aos movimentos sociais, com destaque para o Programa de Pequenos Projetos (PPP). “Para nós é cada vez mais clara a importância deste instrumento de apoio (PPP) às organizações. A CESE tem uma posição importante dentro do programa de HEKS Brasil, porque está ligada muito concretamente com outras organizações parceiras. A CESE consegue se articular com outras entidades e assim aumentar o impacto das ações realizadas. Também considero muito importante os instrumentos de comunicação e como são utilizados pela CESE”.

A HEKS/EPER é uma Agência de Cooperação Internacional, com sede na cidade de Zurique, e escritório de representação no Brasil. A HEKS/EPER é apoiadora da CESE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *