Com enorme tristeza a CESE recebeu a notícia da passagem de Jean Pierre Leroy

Jean Pierre tem origem francesa mas era um cidadão mais que do Brasil. Era do mundo. Foi um dos destaques na animação do Fórum Social Mundial e esteve presente em muitas de suas edições. Sua longa trajetória fica marcada pelo profundo compromisso com a luta popular em todo o país, com reconhecida e admirada atuação pela presença generosa em meio a muitas comunidades, especialmente de populações tradicionais e camponesas na defesa de seus direitos e territorialidades. Mas também era um pesquisador e um pensador sobre grandes questões de interesse do Brasil e dos movimentos sociais. Reforma agrária, agroecologia, meio-ambiente, segurança alimentar e nutricional eram alguns dos temas sobre os quais mais se aprofundou. Tinha especial envolvimento e paixão pelas questões amazônicas. Mas sempre sob a ótica dos interesses de suas populações. Destacamos o longo tempo de atuação na equipe Fase, de modo especial na Fase Amazônia; na coordenação do Programa de Pesquisa sobre Campesinato em Áreas de Fronteira, na assessoria à Comissão Pastoral da Terra e como membro ativo da Rede de Justiça Ambiental. E ainda teve tempo, anos atrás, de nos brindar com sua sabedoria num evento que a CESE promoveu no campo da segurança alimentar.

Sua partida deixa um enorme vazio, exatamente neste momento de grandes desafios para os movimentos sociais e para a recostura do tecido democrático, rasgado pelo golpe que se abateu sobre o país, com todas as consequências que já se fazem sentir. Mas o seu legado nos inspirará a seguir em frente no fortalecimento do movimento popular para reconstrução dos pilares do direito, da justiça, da solidariedade e defesa dos bens comuns.

A CESE abraça, de maneira especial seus familiares e toda a rede Fase espalhada pelo Brasil.

EQUIPE CESE


Warning: Use of undefined constant rand - assumed 'rand' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/cese/www/acervo/2017/wp-content/themes/ribbon/single.php on line 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *