Quarenta anos de solidariedade

Inspirados nos bons ventos trazidos pelos proféticos pronunciamentos do Papa Francisco em sua viagem à America do Sul, queremos nos sintonizar com a Comissão Pastoral da Terra no primeiro Congresso por ocasião da celebração dos seus 40 anos.

Estamos vivendo um período de muitos e profundos desafios, vivemos tempos tão difíceis. Nas cidades e nos campos os direitos das pessoas – principalmente dos pobres – e da natureza são vilipendiados por uma nova e avassaladora prepotência do capital, que a tudo e a todos subjuga para fazer valer seus interesses a qualquer custo. E tudo com o reforço das máquinas do poder, da mídia, do Judiciário.

Como bem afirmou Francisco, em seu recente encontro com os movimentos sociais na Bolívia, nem as elites, nem os governos devolverão os direitos dos povos. Mas serão os povos e os movimentos sociais populares, organizados em suas múltiplas formas de expressão mundo afora é que serão os artífices de um novo tempo e os únicos capazes de realimentar a esperança e fazer brotar a justiça,  o direito, o bem viver.

A CPT, junto aos camponeses e camponesas de todos as regiões do Brasil reunidos neste congresso, tem uma tarefa histórica e uma missão a cumprir para que esse novo tempo seja possível num futuro não tão distante.

É com esse sentimento que a equipe CESE, ecumenicamente comprometida com as mesmas causas, abraça afetuosamente a todos e todas nesses dias. Desejamos ardentemente que o Congresso – misticamente acompanhado pela memória dos mártires – seja um momento de profundas e inspiradas reflexões, que apontem caminhos e compromissos para a CPT continuar trilhando de forma profética e solidária junto aos pobres do campo, assim como foi nos 40 anos que se passaram.

Sonia Gomes Mota

Diretora Executiva da CESE

 

 

 


Warning: Use of undefined constant rand - assumed 'rand' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/cese/www/acervo/2017/wp-content/themes/ribbon/single.php on line 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *