Documentário sobre conflitos em comunidades pesqueiras será lançado no Recife nesta segunda

Com apoio da CESE, o documentário “Vento Forte” será lançado no Recife no próximo dia 23 (segunda-feira), no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, com entrada gratuita. A produção, que é uma realização do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), surge da necessidade em denunciar de forma mais ampla como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos impactam comunidades pesqueiras de todo país, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios.

Para a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco, esse será um importante instrumento de luta política. Ela alerta para os riscos que o modelo neodesenvolvimentista traz para os pescadores e as pescadoras artesanais. “Esse modelo passa por cima das comunidades só visando ao lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras e o vídeo contribui muito para o processo”, explicou.

Para Severino dos Santos, que atua no CPP Nordeste, esses impactos podem ser vistos com a ampliação do Porto de Suape em Pernambuco. “A produção pesqueira nos arredores do Porto está bastante prejudicada, o modo de vida das comunidades vem sendo ameaçado e o documentário denuncia isso”, pontua.

O lançamento contará com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Antenais (MPP), que animará um debate após a exibição do filme. Na ocasião também serão coletadas assinaturas de adesão à Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.

Serviço

Lançamento do documentário Vento Forte

Dia 23 de fevereiro, às 19h

Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609, Recife (PE)

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *