Edital seleciona propostas para Gestão do Conhecimento no Semiárido

semear-conhecimento-em-zonas-semiaridas-do-nordeste-do-brasil

Foi lançado no último dia, 04 de setembro, a chamada para o Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil. O objetivo é facilitar o acesso da população rural a um conjunto de conhecimentos, experiências, inovações e boas práticas que contribuam para melhorar suas condições de vida, coexistir com as condições semiáridas e tirar maior proveito das possibilidades de desenvolvimento do Semiárido nordestino. As inscrições são gratuitas e a primeira chamada vai até o dia 29 de setembro.

Serão apoiadas propostas com valor até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) que se enquadrem nas categorias Estudos Temáticos, Sistematizações de Experiências, Inovações e Boas Práticas, além de Visitas de Intercâmbio, que contemplem, pelo menos, uma das áreas temáticas consideradas pelo Programa Semear como prioritárias para o desenvolvimento rural do Semiárido nordestino. São elas: Inovações produtivas e tecnológicas, Recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas e, por fim, Negócios Rurais.

A iniciativa é do Programa Semear, implementado em parceria pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Quem pode participar

Podem participar pessoas jurídicas de Direito Privado sem fins lucrativos, como associações, cooperativas, fundações privadas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), organizações não governamentais (ONGs), organizações sociais e sindicatos. Pessoas físicas – como agricultores e agricultoras, outros produtores rurais, técnicos, estudiosos, pesquisadores e professores – só poderão participar na categoria Estudos Temáticos.

Os candidatos podem ser de qualquer parte do Brasil, mas as propostas devem ser implementadas em municípios que compõem as zonas semiáridas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, conforme indicado  no Edital.

Como se inscrever

A íntegra do Edital e o passo a passo das inscrições estão no Portal Semear: www.portalsemear.org.

Sobre o Semear

O Semear é uma iniciativa do Fundo Internacional para o desenvolvimento Agrícola – FIDA, implementada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID. Trata-se de um programa de gestão do conhecimento que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural e para o desenvolvimento sustentável e equitativo do Semiárido do Nordeste brasileiro, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Saiba mais:

www.facebook.com/programasemear1

www.youtube.com/user/programasemear

www.twitter.com/programasemear1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *