Evento reúne mulheres do Norte e Nordeste, redes feministas e ex-ministra Luiza Bairros

A CESE e o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia convidam para o debate “Participação política das mulheres no contexto da luta por reforma política”, que será realizado nesta quinta (9), a partir das 18h30, no terraço da CESE (Rua da Graça, Graça, 164, Salvador-BA).

O evento faz parte do início do projeto “Mulheres negras e populares: traçando caminhos, construindo direitos”, apoiado pela União Europeia. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o protagonismo de mulheres negras e de mulheres dos setores populares do Norte e Nordeste, e suas organizações, no debate público na sociedade brasileira e nos processos de participação social referidos às políticas governamentais de combate à pobreza e de inclusão social de mulheres e da população negra.

O debate contará com a participação da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros; Silvia Camurça, representando a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); e Maria das Dores do Rosário Almeida, mais conhecida como Durica, pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

Na ocasião, estarão reunidas 40 mulheres de organizações de mulheres negras e populares, indígenas, juvenis, rurais e urbanas, dos nove estados do Nordeste e de três estados do Norte (Amapá, Pará e Tocantins), que também integrarão o seminário nos dias 10 e 11 de abril, no qual serão analisados coletivamente os desafios e possibilidades de atuação e articulação dos movimentos de mulheres nestas regiões.

De acordo com Rosana Fernandes, assessora de projetos e formação da CESE, a iniciativa pretende “fortalecer a participação das mulheres negras e de setores populares nos espaços institucionais de controle social, as conferências e conselhos, e a participação no debate público sobre as políticas de combate às desigualdades, raciais e de gênero”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *