Forte do Barbalho recebe evento de 30 anos do fim do regime militar no Brasil

Considerado o principal centro de tortura da ditadura na Bahia, o Forte do Barbalho é palco nesta terça (17) do evento “Viva a Democracia”, que celebra os 30 anos do fim do regime militar – que ocorreu em 15 de março de 1985, quando teve início a redemocratização do país. A programação começa às 14h30 e é organizada pelo Comitê Baiano Pela Verdade, composto pela CESE, Grupo Tortura Nunca Mais, OAB, o Centro de Estudos Victor Meyer e a Ação Social Arquidiocesana.

A escolha do local também é simbólica já que historicamente foi cenário de violência e prisão desde o período colonial – ali estiveram encarceradas lideranças da Conjuração Baiana (1798), da Revolta dos Malês (1835) e Sabinada (1837).

Marcado para iniciar às 14h30, o evento terá caminhada, aula, palestra, lançamento de livros e shows. Aproveitando o mote de reflexão sobre a democracia brasileira, a equipe CESE estará presente coletando assinaturas para a Reforma Política.

Confira a programação

14h30: Caminhada partindo do Teatro do ICEIA, também no bairro do Barbalho, rumo ao Forte, ao som da “Batucada Levante Popular da Juventude”

15h30: Os professores José Carlos de Souza e Marcelo Mascarenhas ministram a aula “O fim da ditadura e a redemocratização do Brasil”

16h30: Recital de poesia e performance teatral

17h30: O jornalista e membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Lei 9140/95, Ivan Seixas, faz a palestra “Justiça de transição, memória e verdade”

18h30: Coffee break e lançamento dos livros de autores como Emiliano José, Oldack Miranda, Joviniano Neto, Rui Patterson, Paulo Martins, Roberto Ribeiro Martins e Carlos Pronzato

19h: Show musical de Mariela Santiago e Tato Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *