Julho das Pretas mobiliza para Marcha das Mulheres 2015

O Julho das Pretas é uma agenda criada pelo Instituto da Mulher Negra – Odara em referência ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Afro- Latino Americana e Afro-Caribenha. A data foi criada há 23 anos durante encontro realizado em Santo Domingos (República Dominicana) e tornou-se um marco internacional da luta e resistência da mulher negra. O dia inspira organizações a desenvolverem atividades que elaborem pautas e discutam sobre reivindicações atuais.

Para Lindinalva de Paula, da Rede de Mulheres Negras da Bahia, o protagonismo feminino é fortalecido com as ações do Julho das Pretas. “As mulheres negras sempre lutaram contra o racismo, o machismo, a violência e pelo bem viver de outras mulheres e principalmente da comunidade negra. Portanto, o 25 de julho vai além das comemorações, esta data tem como objetivo principal reduzir os efeitos da invisibilidade das mulheres negras da Bahia”.

Em 2015, as ações também serão direcionadas para ampliar as mobilizações para a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, Violência e Pelo Bem Viver, que acontece no mês de novembro em Brasília. A marcha reunirá dezenas de organizações e indivíduos que apoiam a equidade sócio-racial e de gênero. “O Julho das Pretas esse ano tem também como estratégia o fortalecimento da Marcha. Um olhar das mulheres negras baianas sobre esses pontos (Racismo, Violência e Bem Viver), a partir da reflexão sobre a nossa participação política”, ressalta Naiara Leite, do Odara.

Pelo terceiro ano consecutivo, a CESE estimula e participa das iniciativas propostas pelas organizações. “Consideramos o Julho das Pretas um momento importante para a visibilidade da luta das mulheres negras. [Apoiando projetos] a CESE reafirma o seu compromisso com a luta anti-racista, anti-sexista, por justiça social e igualdade racial. Enfrentar as desigualdades raciais e de gênero significa avançar na construção de uma sociedade justa e democrática”, afirma Rosana Fernandes, Assessora de Projetos e Formação da CESE.

Atividades

Em Salvador e Região Metropolitana, as ações apoiadas pela CESE incluem exposição, seminários, oficinas, workshop e shows. Nos dias 23 e 24, o Odara realiza o seminário “A participação das Mulheres Negras na Política”, na capital, com discussões sobre as estratégias e desafios para este campo.

Rosana Fernandes comporá a mesa de abertura com Valdecir Nascimento (Odara), Ialorixá Raidalva Santos (Ilê AxéOyá Tolá), Benilda Brita (Nzinga Coletivo de Mulheres Negras – BH), Dulce Pereira (Profª Universidade Federal de Ouro Preto – MG) e Olívia Santana (Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres – BA).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Já a Associação Carnavalesca Bloco Afro Ginga do Negro realizará a I Feira da Mulher Negra Cabeça Feita, com a participação de 20 expositoras e artesãs, além de oferecer oficinas de turbantes, dança afro e break no Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho-Salvador), durante todo o sábado (25).

Em Camaçari (BA), a Associação Cultural Zimbabwê também promoverá o seminário “Narrativas, Trajetórias e Movimentos de Mulheres Negras”, além de rodas de diálogos, o debate “Yalodês: Traçando Caminhos e Construindo Direitos”, oficinas e a Noite das Pretas no dia 31 de julho no Espaço John Sebastian (centro da cidade).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *