LANÇAMENTO DO EDITAL MOBILIZANDO RECURSOS LOCAIS PARA A SUSTENTABILIDADE – 4ª EDIÇÃO

A CESE, em parceria com o Instituto C&A, por meio de seu Programa de Desenvolvimento Institucional, comunica o lançamento do Edital Mobilizando Recursos Locais para a Sustentabilidade.

Estamos convidando cerca de 40 organizações do Nordeste, Norte e Centro-Oeste que desenvolvem trabalhos relevantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no campo educacional e que, de alguma maneira, estejam engajadas ou identificadas com a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (CNDE).

Os recursos são destinados para viabilizar ações que promovam o desenvolvimento institucional das organizações (DI), ou seja, para reforçar atividades-meio com múltiplas possibilidades a exemplo de ações de planejamento, gestão, comunicação, sistematização/publicação de experiências, campanhas e capacitações diversas.

Nossa intenção é colaborar com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade de grupos e redes, reconhecendo a importância da autonomia para a afirmação da democracia e as possibilidades de transformação social. Além dos recursos financeiros, são oferecidas às organizações apoiadas, capacitação e apoio para o desenvolvimento de ações de mobilização de recursos em nível local. Isto porque, neste edital, estamos utilizando a metodologia de “Dupla Participação”. Nesta modalidade, as organizações apoiadas são responsáveis por mobilizar parte do dinheiro necessário para realizar as atividades propostas.

O prazo para as organizações convidadas enviarem projetos se encerra no dia 20 de maio de 2015.

Para entender a CNDE

Em consonância com a coordenação da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (CNDE), as organizações, movimentos e redes que participam da campanha e da Semana de Ação Mundial nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste serão desta vez o universo do qual selecionaremos os beneficiários nesta 4ª edição do edital.

 

A CNDE participa do movimento “PNE pra Valer!” – lançado no ano passado em defesa, entre outros pontos importantes, da aplicação de 10% do PIB para a educação pública. O tema da Semana de Ação Mundial 2015 é “Implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, balanço da agenda Educação Para Todos – EPB e Proposição para o pós-2015”.

O foco da CNDE é o aumento do financiamento público para a educação básica, com mais e melhor controle social; a valorização dos profissionais de educação; ampliação e qualificação dos processos participativos na gestão e na avaliação das políticas públicas educacionais. Para tanto, adota as seguintes estratégias: articulação institucional; pressão sobre as autoridades, mobilização popular, formação de atores políticos, comunicação social e produção de conhecimento. A campanha considera central enfrentar os riscos da privatização pela lógica mercantil como ameaça ao efetivo direito humano à educação no Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *