Organizações parceiras de ICCO e TdH Schweiz e TdH Suisse realizam segunda etapa do curso de Incidência Política

Durante cinco dias, jovens de três estados do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Paraíba) estiveram em Salvador para participarem da segunda etapa do curso de Incidência Política, promovido por Terre des Hommes (TdH – Schweiz e Suisse). O curso faz parte do programa Change the Game, ministrado no Brasil pela CESE, parceira da organização Gansos Selvagens (idealizadora do programa) e MDF.

Nesta fase do curso, os/as participantes puderam aprender sobre instrumentos e comunicação para incidência, O Estado e as relações entre Judiciário, Legislativo e Executivo entre outros assuntos relevantes para a finalização do plano de Incidência Política.

“Esta etapa do curso foi incrível, pois pude conhecer um pouco mais sobre como funciona o espaço jurídico, como recorrer aos meus direitos através dele e que não devemos ter medo das leis, mas sim se apropriar delas”, conta Sidinéia Bezerra, representante da AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativas / Comissão da Juventude Camponesa do Polo da Borborema.

Como parte da formação, os jovens visitaram a organização Camapet (Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental), que trabalha com recolhimento de lixo reciclável em Salvador e mostrou os caminhos que percorrem para alcançar direitos. A organização tem lutado para que os/as catadores/as sejam reconhecidos/as como parte indispensável para a coleta de lixo na capital baiana.

“Na segunda etapa do curso me senti mais empoderado e preparado para tomar atitudes. Os conteúdos da primeira fase foram amarrados e conseguimos organizar melhor nossos planos de incidência política”, afirmou Mário Emmanuel, representante do GCASC – Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças.


Feira Cultural

Uma noite cultural também fez parte da 2ª etapa do curso de Incidência Política. Os/as participantes trouxeram objetos e representações nativos de suas cidades e organizações para apresentação. Comidas típicas, danças, músicas e publicações foram trocadas entre os jovens que aproveitaram o momento para confraternização.

O grupo Ágape – Sarau da Onça apresentou seus versos de protesto contra o extermínio da juventude negra e a desigualdade social para os/as presentes finalizando a Feira Cultural.

“A segunda etapa do curso de incidência, além do processo formativo, principalmente em relação aos temas comunicação e questões jurídicas, foi mais uma vez a possibilidade de troca de experiência, construção de laços e afirmação que a juventude esta viva e na luta pela justiça social”, concluiu Nayanna Reis, representante do MOC – Movimento de Organização Comunitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *