PROGRAMA COMUNIDADE E RENDA RECEBE VISITA DE LENINE

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das quebradeiras de coco babaçu, esse é o objetivo do apoio da CESE dado à Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), na cidade de Lago dos Rodrigues, a 320 km de São Luís. Através do fortalecimento do sistema de produção do coco babaçu, o projeto contribui para a geração de renda das mulheres, afirmação da identidade das comunidades extrativistas e conservação das florestas de babaçu.

Com 25 anos de atuação, a AMTR é um forte movimento de mulheres ambientalistas ligadas à Igreja Católica e ao sindicalismo rural, que lutam por melhores condições de vida para suas famílias e pela exploração sustentável dos recursos naturais. Ela reúne mais de 200 associadas de 14 comunidades rurais.

A música desempenha um papel importante na vida das quebradeiras de coco, que musicam a importância do babaçu ao mesmo tempo em que desenvolvem suas atividades com o mesmo. E é esse elo que liga esse projeto a caravana do cantor e compositor pernambucano Lenine, na turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”, patrocinada pela Petrobras.

A visita ao Maranhão ocorre nos próximos dias 3 e 4 de junho. No primeiro dia, será visitado um babaçual, no povoado de Ludovico, para o acompanhamento da lida das quebradeiras de coco na produção de sabonetes. Na ocasião, haverá apresentação do canto das quebradeiras e uma roda de conversa sobre a vida de grupos produtivos da economia solidária. Já no dia 4, é Lenine quem assume o palco, com o formato voz e violão, num show gratuito na cidade de São Luís, com a presença da comunidade visitada.

Essa não é a primeira vez que CESE e Lenine se encontram. Ano passado, nas celebrações de 40 anos, a CESE promoveu um show que contou com a participação cantor e reuniu mais de 3 mil pessoas, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

“A CESE está muito feliz com mais essa parceria com Lenine. O projeto em questão é um exemplo de organização de mulheres trabalhadoras que buscam relações justas de gênero, através de uma proposta inclusiva de geração de renda e conservação ambiental”, afirma Sônia Gomes, Diretora Executiva.

Programa Produção Comunitária e Renda

A CESE criou o Programa Produção Comunitária e Renda com o objetivo de fortalecer empreendimentos produtivos através da qualificação de sua gestão e ampliação da produção e venda de produtos da economia popular.

O programa conta com apoio de ICCO e patrocínio da Petrobras e, desde 2008, já beneficiou 41 empreendimentos nos estados de Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso, envolvendo mais de 3600 pessoas, das quais cerca de mil são mulheres.

Encontros Socioambientais com Lenine

Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorrem as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM), “Pesca Solidária” (CE), “Meros” (ES), “Bichos do Pantanal” (MT), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *