Projeto voltado para a juventude fortalece identidade rural em Ceres (GO)

A partir do projeto Protagonismo Juvenil no Campo, mais de 30 jovens da zona rural de Ceres e municípios vizinhos, em Goiás, participaram entre os meses de março e abril de uma série de oficinas de incentivo à valorização da identidade da agricultura familiar. A iniciativa foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com apoio da CESE e patrocínio do Instituto C&A – por meio do Programa Desenvolvimento Institucional.

Além de estimular a juventude a valorizar a vida no campo, o projeto deu suporte para que estes jovens participem de discussões sobre políticas públicas e as reivindiquem para a comunidade.

Para o coordenador das atividades, Marcos Antônio, a proposta refletiu nas relações dos adolescentes com seu espaço. “Conseguimos mobilizar jovens de diversas regiões, que muitas vezes não estavam envolvidos em discussões voltadas ao meio rural, mesmo vivendo junto aos seus familiares em suas propriedades rurais”.

Como resultado do projeto, os jovens da comunidade também tiveram a oportunidade de dar entrevista sobre o projeto a duas rádios da região, garantindo ainda mais a participação desse grupo no sindicato. Entre as atividades, os participantes visitaram uma Feira de Agricultura Familiar e conheceram como comunidades se organizam para a produção.

“Agora vou dar mais valor ao lugar onde vivo, que é no campo, não pretendo sair daqui. Vou dar continuidade na produção de alimentos que meus pais e meus avós já vêm produzindo há tempo”, decidiu-se Priscila Keila, beneficiária do projeto.

Segundo o Sindicato, com a conclusão das oficinas, houve maior engajamento dos jovens e de toda comunidade na associação, fortalecendo e ampliando os laços do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *