Selecionados do edital CESE e Instituto C&A recebem formação no Programa de Desenvolvimento Institucional

Representantes de organizações e movimentos sociais das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste participaram entre os dias 16 e 18 de junho, em Salvador (BA), da Oficina de Desenvolvimento Institucional, requisito da programação da 4ª edição do Edital Mobilizando Recursos Locais para a Sustentabilidade – uma parceria entre a CESE e o Instituto C&A no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A iniciativa busca viabilizar ações que promovam o desenvolvimento institucional das organizações, ou seja, reforçar atividades-meio com múltiplas possibilidades (como ações de planejamento, gestão, comunicação, sistematização/ publicação de experiências, campanhas e capacitações diversas).Foram escolhidas neste ano 15 entidades que desenvolvem iniciativas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no campo educacional e que, de alguma maneira, estejam engajadas ou identificadas com a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (CNDE).

Representando a CNDE, José Alberto Pereira da Silva percebe a articulação como um estímulo à participação democrática. “A campanha fica muito feliz em fazer essa parceria com essas organizações e garantir que elas tenham a sustentabilidade e, paralelo a isso, a intervenção política na área da educação. Acreditamos que cresça a CNDE em si também com essas parcerias. A roda gira: não só para quem está dentro da campanha, mas esses projetos novos chegarão ao máximo de pessoas, garantindo o direito humano à educação a todos e a todas, desde as crianças, até os adultos”.

Da Região Norte, estiveram presentes na oficina o CDH Porto Nacional/COMSAÚDE (TO), CEDECA Gloria de Ivone (TO) e EDUC – Associação de Promoção EDUC e Cidadania do Vale do Jari (AP). Da Região Centro-Oeste, esteve presente o Conselho Indigenista Missionário (MS). As seguintes entidades presentes atuam na Região Nordeste: Associação Grãos de Luz (BA); Grupo Renascer – Escola Aberta do Calabar (BA); Associação de Moradores da Comunidade do Barreiro (BA); Lar Joana Angélica (BA); Associação Quilombola Conceição das Crioulas (PE); Centro de Mulheres do Cabo (PE); Fórum das Juventudes de Pernambuco (PE); Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (PE); Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (PE); Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social (PE); Instituto Stela Napolini/Fórum de Educação Infantil do Ceará (CE); Centro Educacional Profissional do Coroadinho (MA); Campanha Nacional pelo Direito à Educação (PE).

Por meio da oficina, os participantes entraram em contato com um combinado de formação, troca de experiências e dinâmicas em grupo – o que possibilitou que começassem a refletir e esboçar as primeiras estratégias para atrair recursos humanos e financeiros para dar início aos seus projetos, além de ampliar parcerias e problematizar suas experiências em desenvolvimento institucional enquanto movimentos e organizações sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *