Semana Nacional pela Democratização da Comunicação é comemorada com eventos e debates

Em toda Bahia, organizações, universidade e coletivos de mídia livre promovem debates sobre o tema da comunicação como direito humano

Uma série de atividades são promovidas pelo Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação (CBCom) entre 17 e 24 de outubro, em alusão ao Dia Nacional pela Democratização da Comunicação, comemorado em 18 de outubro.

Com o tema “Como você exerce o seu direito à comunicação”, o objetivo da mobilização é apresentar a comunicação como um direito humano, ainda pouco conhecido e debatido. Dessa forma, se pretende aprofundar as discussões sobre o tema e apresentar grupos que estão desenvolvendo a comunicação livre, popular e comunitária ou independente.

Ao longo da Semana, estão previstas a realização de debates, divulgação de vídeos e spots de rádio, mostras de cinema, oficinas de comunicação em escolas públicas e debates em universidade, além do evento de encerramento da Semana. As primeiras atividades irão ocorrer no próximo dia 17 de outubro, com a Faculdade de Educação da UFBA promovendo o seminário “Comunicação na América do Sul”, a partir das 19 horas, integrando o projeto “Polêmicas Contemporâneas”, coordenado pelo professor Nelson Pretto. E na UNEB de Conceição do Coité, o professor Moisés Santos promoverá a aula aberta “A Comunicação como valor na sociedade brasileira”.

Todas as atividades são autogestionadas, apresentadas pelos próprios grupos, estudantes, professores universitários e coletivos. Dessa forma, construindo coletivamente, trocando parcerias e contribuindo reciprocamente com as atividades propostas, se pretende ter uma Semana repleta de ações, que dialoguem com diversos públicos e debatam uma variedade de temas que qualifiquem a luta por uma comunicação democrática.

Programação completa: www.facebook.com/cbcom2015

Sobre o Dia Nacional

Há treze anos, o movimento pelo direito à comunicação batizou o 18 de outubro como o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação. Atualmente, o segmento aproveita a data para celebrar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a garantia desse direito, a partir da realização de atividades durante a Semana, em todo o Brasil.

Na Bahia, o Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação (CBCom) vem assumindo a promoção da Semana, desde 2015. O Coletivo reúne pessoas e entidades dispostas a realizar ações em torno da luta pelo direito à comunicação. As organizações: Intervozes, CIPÓ, Vida Brasil, CESE, Instituto Mídia Étnica, Instituto Odara e Coletivo Tela Preta são algumas das entidades que participam dessa construção, além de diversos profissionais sem vínculos institucionais e estudantes universitários.

Em 2015, o CBCom realizou a Semana, promovendo oficinas, seminários e rodas de diálogo em seis municípios, com parcerias de universidades, organizações e grupos de mídia livre. Sugestão de leitura: http://intervozes.org.br/semana-pela-democratizacao-da-comunicacao-na-bahia-contou-com-atividades-na-capital-e-interior/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *