[:pb]Seminário Regional da Campanha da Fraternidade Ecumênica discute saneamento básico em Salvador[:]

[:pb]Cerca de 60 pessoas, entre representantes da CESE, equipes de Campanhas das dioceses do Regional Nordeste 3 e membros das Igrejas Cristãs, que fazem parte do CONIC, estiveram reunidos no último fim de semana, na Casa de Retiro Sagrada Família, em Salvador, participando do Seminário Regional de Campanhas. O encontro, que reflete sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE): “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, será encerrado no próximo domingo (25).

Em seu discurso durante a abertura do encontro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e secretário do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Gilson Andrade, destacou a importância da sua realização para a articulação da CFE no Regional e nas Igrejas do CONIC. De acordo com o bispo, antes da Campanha, o Regional oferece um seminário para melhor articular a Campanha na Diocese e nas nossas Igrejas.
“Importante é que a CF tenha o seu impacto lá, pois as situações que exigem respostas estão precisamente lá onde as pessoas vivem”, ponderou Dom Gilson.

Ainda segundo o bispo, “As CF são uma tentativa de interpretar e responder os apelos que os nossos tempos fazem à caridade dos cristãos, pois o Senhor quer que o encontremos no grito dos pequenos e pobres”.

Na avaliação de Dr. Luiz Roberto Santos Moraes, professor titular em Saneamento da UFBA e um dos assessores do encontro, a CFE 2016 propõe um tema de grande relevância para a sociedade baiana e brasileira. “O tema nos ajuda a dar um salto de qualidade, e quem saiba dentro do prazo proposto pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, ter o atendimento de toda população brasileira de forma universal, dos serviços de saneamento”, afirmou o professor.

Ainda de acordo com Dr. Luiz, “a campanha é uma oportunidade de discutir mais a fundo a temática, fazer a relação disso com a moradia, com o direito social que ela tem, e pressionando as autoridades competentes à utilizarem melhor o dinheiro arrecadado nos impostos que nós pagamos”.

Os estudos do tema da Campanha estão sendo realizados a partir do Texto Base desenvolvido para a CFE 2016, e até o final da programação do encontro, os participantes apresentarão suas experiências com relação ao tema, como incentivo para as ações que serão programadas para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

(Com informações da CNBB – Regional Nordeste)[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *