[:pb]Sessão da Economia Solidária e Homenagem a Paul Singer[:]

[:pb]A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará na próxima segunda-feira (14), às 09h30, uma sessão especial para conceder o título de cidadão baiano ao titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Paulo Israel Singer. Economista, professor aposentado e militante das causas sociais, Singer é uma das maiores referências nacionais e internacionais da Economia Solidária.

A honraria será concedida pela deputada estadual Neusa Cadore (PT) e contará com a presença de representantes de empreendimentos econômicos solidários e de lideranças de várias regiões do Estado. A atividade integra a programação da Semana Baiana da Economia Solidária e também celebra o dia nacional da Economia Solidária, comemorado em 15 de dezembro. A data faz referência ao aniversário do ambientalista Chico Mendes, símbolo da luta pelo desenvolvimento sustentável.

“A vida do prof. Paul Singer é um exemplo para todas as gerações que acreditam na força da organização popular e na luta por uma sociedade verdadeiramente democrática”, afirma a deputada estadual Neusa Cadore que foi relatora da Lei Estadual da Economia Solidária.

A sessão é organizada pela Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher da Alba; a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Superintendência de Economia Solidária; os Centros Públicos de Economia Solidária; o Fórum Baiano da Economia Solidária; a Coordenadoria Ecumênica de Serviços; a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3; além de outras organizações do segmento.

BIOGRAFIA – Filho de pequenos comerciantes judeus, Paul Singer nasceu em Viena (1932) e chegou ao Brasil ainda criança fugindo do nazismo. Ainda jovem, participou do movimento de colônias agrícolas judaicas de base cooperativista (kibutzim). Em 1951, formou-se na Escola Técnica Getúlio Vargas e passou a trabalhar como eletrotécnico. Filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e engajou-se no movimento sindical. Ingressou no curso de Economia da USP e em paralelo começou sua militância no antigo Partido Socialista Brasileiro e na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop).

Em 1960 iniciou sua atividade docente também na USP e teve seus direitos políticos cassados em 1969, em razão do golpe militar, tendo que se aposentar compulsoriamente. Participou do grupo de resistência à ditadura militar e, mais tarde, ao lado do ex-presidente Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Exerceu a função de secretário municipal de Planejamento do governo Luiza Erundina de 1988 a 1992. Desde 2003 dirige a SENAES, vinculado ao Ministério do Trabalho, colaborando para a difusão da Economia Solidária, o fomento, a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas nesta área em todo o país, inclusive na Bahia.

Paul Singer é um intelectual respeitado por sua trajetória e inestimável contribuição ao pensamento social brasileiro. Destaca-se pela vasta produção acadêmica sobre Economia Solidária, sendo um dos mais aguerridos defensores deste modelo de desenvolvimento como caminho para a transformação social e saída para crise econômica.

ECONOMIA SOLIDÁRIA – É uma forma de organização socioeconômica que se baseia na cooperação, na democracia, na participação equitativa, nas relações de produção e consumo solidários. No Brasil são mais de 30 mil iniciativas do gênero, a maioria na região Nordeste. A Bahia se destaca com mais de dois mil empreendimentos associativos e cooperativos que têm contribuído com a inclusão produtiva de trabalhadores/as rurais e urbanos. Desde 2011, o Estado conta com a Lei da Economia Solidária (Lei 12.368) e avançou nas políticas públicas, dentre elas a criação de 15 Centros Públicos de Economia Solidária presentes em vários Territórios de Identidade. Esses equipamentos oferecem assistência técnica e formação aos empreendimentos solidários e às redes de economia solidária e comércio justo.

Ascom Neusa Cadore
Lourivânia Soares
(71) 3115-7148/ 98137-0393

[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *