Simpósio Ecumenismo e Missão chama atenção para respeito à diversidade

Com início na noite desta quinta (21), o Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho Cristão em um Mundo Plural acontece até o dia 24 de agosto no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).

Promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), em parceria com a PUC-PR e as comissões de Ecumenismo, Laicato e Missão da CNBB, o evento reúne cerca de 100 participantes, entre pessoas leigas, consagradas e ordenadas nas diversas Igrejas cristãs, estudantes de teologia e convidados.

A proposta é fazer um resgate da caminhada histórica do movimento ecumênico no Brasil, tendo como plano de fundo a Conferência do Nordeste e o Concílio Vaticano II. Paralelamente a isto farão uma análise dos desafios para a missão e o testemunho cristão –  dentro de uma perspectiva teológica de inclusão e diálogo.

“Estamos aqui para descobrir a unidade na pluralidade e refletir os desafios da fé cristã”, disse Dom Francisco de Assis da Silva, bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na celebração da diversidade que abriu o encontro. “Esperamos sair daqui animados e fortalecidos na unidade, prontos para dizer ao mundo que nós compreendemos e amamos a pluralidade”, complementou.

O presidente do Conic, Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio (PR), constatou ainda que a liberdade religiosa é uma conquista significativa. “No entanto, sabemos que temos um longo caminho a percorrer. Uma onda de fundamentalismo tende a se alastrar cada vez mais; as notícias de intolerância religiosa acompanhadas de violência e barbárie são praticamente diárias; o conceito de Estado laico se confunde com Estado laicista onde se tem a tentação de exigir dos cidadãos atitudes e comportamentos contrários à sua fé e que ferem suas consciências”.

Na programação, as reflexões contam com a participação de nomes como Zwinglio Motta Dias, frei Carlos Mesters, padre Oscar Beozzo, Joanildo Burity, Ignes Costalunga, Roberto Zwestsch, pastor Walter Altmann, Wanda Deifelt, Marcelo Schneider, dom Maurício Andrade e Cibelle Kuss.

As ofertas recolhidas na celebração serão destinadas ao fundo da Cese, já como uma adesão à Campanha Primavera para a Vida – evento promovido pela organização desde 2000, que articula igrejas locais e nacionais, entidades parceiras em âmbito nacional e representantes de projetos apoiados para mobilizar recursos para as atividades da Cese em todo o país e estreitar a articulação com as bases das Igrejas. A edição deste ano (com celebração ecumênica e feijoada) acontecerá no dia 13 de setembro na sede (Rua da Graça, 164 – Salvador).
(Com informações e fotos do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil)

 


Warning: Use of undefined constant rand - assumed 'rand' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/cese/www/acervo/2017/wp-content/themes/ribbon/single.php on line 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *