Agosto das Juventudes

#AgostodasJuventudes| No Brasil, as Juventudes têm um papel fundamental na reivindicação e consolidação dos direitos conquistados. Organizados/as nos campos, nas águas, nas florestas e nas cidades, jovens protagonizam lutas pela democracia, construção de políticas públicas, defesa de equidade racial e de gênero, criando também novas narrativas e formas de atuação política. Em tempos de cerceamento de direitos e aprofundamento das desigualdades estão entre as populações mais ameaçadas, assassinadas, vítimas de racismo, mas também entre as mais mobilizadas.

Articuladas em redes, coletivos e fóruns, as juventudes, de diferentes organizações e expressões, estão estruturando ações de enfrentamento, respeitando a diversidade e denunciando as frequentes violações. Neste 12 agosto, #DiaInternacionaldaJuventude, a CESE segue somando às suas lutas, e acreditando nas suas energias produtivas, na criatividade e na ousadia para construir os rumos do país.

Emília Costa é do Movimento Quilombola do Maranhão

Marciely Ayap Tupari é da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB)

Matheus Araújo é do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Mateus Guedes Borges, é da Igreja Presbiteriana Unida de Formosa, em Goiás

#juventudenegraviva #direitoavidadajuventude #semjuventudesnãoháagroecologia #juventudenapolitica #12deagosto #DiaInternacionaldaJuventude