APIB inicia Acampamento Terra Livre 2021 com declaração do Abril Indígena

#abrilindígena #atl2021
#emergênciaindígena #vidasindígenasimportam

Há 520 anos a invasão europeia aos nossos territórios tradicionais dizimou milhões de habitantes originários e fez desaparecer milhares de povos, culturas e línguas. Um genocídio que é uma das mais trágicas calamidades conhecidas na história da humanidade.

Para os colonizadores e seus descendentes, no entanto, o projeto de morte foi compreendido como bem sucedido, onde os assassinos foram premiados com a ocupação das nossas terras e territórios. Desde então somos vítimas do despojo, do esbulho, da destruição, da violência, do preconceito, da discriminação, do racismo, enfim, de políticas e práticas etnocidas e genocidas.

Em todas as fases da história brasileira, a política indigenista, acompanhando o processo contínuo de metamorfose do capitalismo, serviu para nos extinguir física ou culturalmente, por meio do assimilacionismo e integracionismo, das expedições de “caça de índios”, guerras forjadas, remoções, do regime civil-militar, da expulsão dos nossos territórios, perseguições, assassinatos e massacres.

Leia o manifesto completo em: http://bit.ly/ManifestoATL2021

Acompanhe toda a programação de abril do Acampamento Terra Livre virtual aqui: https://apiboficial.org/atl2021/

Vídeo de lançamento do ATL2021

https://www.youtube-nocookie.com/embed/-4MfsrLAEQs?feature=oembed&wmode=opaque&iv_load_policy=3&modestbranding=1&rel=0&autohide=1&playsinline=0&autoplay=0