Assista: “Movimentos negros e de mulheres construindo o direito à cidade”, terceiro e último vídeo da websérie “Cidade, chão de lutas!” – Movimentos Sociais | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Movimentos Sociais Notícias

Data: 05.11.21

Assista: “Movimentos negros e de mulheres construindo o direito à cidade”, terceiro e último vídeo da websérie “Cidade, chão de lutas!”

Foi lançado hoje, 05 de novembro, o terceiro e último vídeo da websérie “Cidade, chão de lutas!”.  Intitulado “Movimentos negros e de mulheres construindo o direito à cidade”, ele está disponível no YouTube neste link.

Ele fala sobre como os problemas que enfrentamos diariamente nas cidades não afetam a todas as pessoas da mesma forma. Ônibus lotados e iluminação precária, além de prejudicar a mobilidade, expõem as mulheres à violência e ao machismo. A isso, se somam as longas filas nos postos de saúde, esgoto na porta de casa, violências doméstica e urbana. Tudo isso tem ainda mais impacto na rotina de mulheres negras, indígenas e trans.

O vídeo traz a experiência do Fórum de Mulheres de Pernambuco para destacar mais uma nuance da luta pelo Direito à Cidade. Durante a pandemia, o FMPE realizou campanhas de proteção à saúde, denunciou o aumento do número de feminicídios, cobrou acesso à água, ao auxílio emergencial, às vacinas e por aí vai.

Em três vídeos, a websérie “Cidade, chão de lutas!” retrata a luta de movimentos de moradia, movimento negro, de mulheres e juventudes pelo Direito à Cidade, ou seja, por acesso a trabalho, alimentação adequada, moradia, saúde, educação, mas também pelo direito de participar, de ter o poder coletivo para transformar a cidade, tornando-a mais justa e verdadeiramente democrática.

A websérie “Cidade, chão de lutas!” é uma iniciativa da CESE, com apoio de Misereor e produção do Coletivo Trama.

 

Clique na imagem para assistir ao vídeo:

 

Clique aqui para assistir à série completa.

 

Ficha Técnica

Texto: Valéria Pinheiro, Vanessa Pugliese e Viviane Hermida

Narração: Vitória Maria Matos

Tradução em Libras: Simone Dornelles

Produção: Coletivo Trama

Produção executiva: Matheus Tanajura

Roteiro e curadoria: Lucas Ribeiro e Matheus Tanajura (Coletivo Trama)

Ilustrações e colagens: Natália Arjones e Maria Bosetti

Trilha: Natália Arjones

Animação e edição: Michele Ramos