Ato político em Memória ao Massacre de Pau d’Arco marcará um ano da chacina

O crime de Estado que chocou o país e resultou na chacina de 10 camponeses do Sul do Pará completará um ano no dia 24 de maio.

Exigindo justiça e prestando justa homenagem aos bravos camponeses tombados na luta, familiares dos camponeses assassinados juntamente com organizações camponesas e apoiadoras da luta pela terra promoverão uma série de eventos e atos políticos nos dias 24, 25 e 27/05.

Além dos familiares, tomarão parte na organização do evento: a associação da ocupação Jane Júlia, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Dicocese de Conceição do Araguaia.

O ato contará com o apoio da CESE, Terra de Direitos, Comitê Brasileiro de Defensores/as dos Direitos Humanos, Justiça Global, SPDDH, FETAGRI- sul, CAFOD e MHud.

Programação:

– 24/05, quinta feira, Redenção e Pau D’Arco:

  • 07:00 – Visita e Oração Ecumênica no Cemitério Parque da Paz de Redenção;
  • 15:00 – Visita e Oração Ecumênica no Cemitério de Pau D’Arco;
  • 19:30 – Missa na Igreja Nossa Senhora das Graças, Entroncamento – Redenção

– 26/05, sábado, Clube do Sindicato dos Trabalhadores/as no Comércio -SINTRACOMRRE – Redenção:

  • 15:00 – Debate público sobre “Violência no campo e os desdobramentos do Massacre de Pau D’arco”;

LançamentosVídeo documentário sobre o Massacre de Pau D’Arco e do livro de Frei Henri, “Apaixonado por Justiça”.

– 27/05, domingo, Acampamento “Jane Júlia”, área da Fazenda Santa Lúcia, Pau D’arco:

  • 09:00 – Caminhada, fazendo o percurso feito pelas vítimas, do Acampamento, até o local onde foram assassinadas;
  • 11:00 – Ato Ecumênico e Ato Político pela Reforma Agrária e pelo fim da violência no campo;
  • 12:30 – Almoço comunitário.

Massacre de Pau D’arco, Nunca mais! Justiça já!

Organização: Familiares das vítimas, Associação da Ocupação “Jane Júlia”, Comissão Pastoral da Terra, Liga dos Camponeses Pobres e Diocese de Conceição do Araguaia.

Apoio: Justiça Global, Terra de Direitos, SPDDH, Comitê Brasileiro de Defensores/as de Direitos Humanos, MHuD, FETAGRI – Sul, CESE, CAFOD

Informações complementares:

  • O Acampamento Jane Júlia – Fazenda Santa Lúcia, está localizado a 27 km da cidade de Pau D’arco. Saindo do asfalto, a partir da entrada nas vicinais, as mesmas serão sinalizadas, em direção ao Acampamento.
  • Endereço Clube do SINTRACOMRRE: Rua Tocantins, s/n, setor São José– Redenção, próximo do Clube da PM, saída do Rio Pau D’Arquinho.

Solicitamos: 1- A contribuição de cada participante da caminhada, para que traga garrafas com água para beber. 2- Aos acampados/as e lavradores/as da vizinhança, para que tragam pratos e colheres para o almoço.

– Informações, confirmações: CPT: rosejaneiro@gmail.com (094 99159 – 1819) – cptxgapa@terra.com.br (094 99132 – 0087/ 99293 – 3918) – geuza_morgado@yahoo.com.br (94 99136 – 1143)