“Baianão Ecumênico”: Diversidades em convivência, esperança ecumênica – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 04.10.17

“Baianão Ecumênico”: Diversidades em convivência, esperança ecumênica

Diante do quadro de intolerâncias e crescimentos dos fundamentalismos que toma conta da nossa sociedade, e vendo estes fenômenos crescerem de forma assustadora dentro das nossas igrejas, desejamos fomentar o diálogo ecumênico e inter-religioso, a comunhão fraterna entre adeptos de diferentes formas e expressões do crer, despertar e trabalhar a percepção da urgência e necessidade de nos “convertermos” todos/as em agentes transformadores das estruturas socioeconômicas e nos engajarmos na promoção de políticas públicas inclusivas.

A proposta é que cada participante, ao retornar para sua comunidade de origem, seja um/a multiplicador/a dos processos e dos valores trabalhados durante os dois dias de encontro.

Nossos objetivos:

  • Fomentar a reflexão acerca das intolerâncias e da necessidade de construir diálogo e convivência entre os diferentes;
  • Contribuir para que as pessoas participantes avaliem seu comportamento no que tange ao respeito do direito de ser e existir das pessoas em suas individualidades, independente da sua pertença religiosa, raça/etnia, gênero e orientação sexual.
  • Identificar pistas e ações concretas para contribuir com a construção de uma sociedade em que prevaleçam relações justas e inclusivas, rompendo com práticas discriminatórias e preconceituosas, a partir do contexto de cada participante e dentro das condições do CEBIC.

 

 Descrição das atividades:

Como o próprio título sugere, o Encontro visa criar espaços de colaboração e convivência, com troca de experiências e o enriquecimento mútuo a partir das nossas diferenças. Para atingirmos os objetivos propostos, serão utilizadas metodologias diferenciadas nos diversos momentos: palestras, momentos lúdicos, rodas de diálogo, trabalhos em grupo, troca de experiências e momentos celebrativos.

PROGRAMAÇÃO

06/10/2017

18:00 Chegada e credenciamento

20:00 Acolhida

20:20 Mística de abertura

21:00- Forró da Paixão

07/10/2017

07:00 Café

08:00 Mística de abertura

08:30 Trabalho em grupo para pensar a convivência com a diversidade.(neste momento cada grupo trabalhará pelo menos com duas perguntas provocadoras sobre o tema da diversidade e qual a disponibilidade de conviver e aceitar o diferente)

10:00 Lanche

10:30 Apresentação das sínteses e debate sobre elas no plenário.

12:00 Almoço

14:00 Cantando nossa Diversidade

14:20 Mesa com reflexões a partir das sínteses propostas pelo grupo no período da manhã

15:30 Lanche

16:00 Encontros ecumênicos (grupos):

Tema 1: Diversidade Religiosa e diálogos inter-religiosos.

Tema 2: Diversidade Religiosa, Gênero e Sexualidades

Tema 3:  Diversidade religiosa e Juventudes

Tema 4: Diversidade Religiosa e Estado Laico

18:00 Descanso

19:00 Café

20:00 Celebração da Luzes

21:00 Diversidade em Convivência – Noite lúdica ao som de MPB

08/10/2017

07:00 Café

08:30 Compromissos ecumênicos – grupos por Igrejas a fim de que juntos/juntas possam escrever seus compromissos. Esses compromissos devem compor a mística de encerramento.

09:30 Avaliação

10:30 Mística de Encerramento.