Brasil de Fato lança podcast em parceria com a CESE

O jornal Brasil de Fato lança nesta segunda-feira (15), em parceria com a CESE, o podcast “No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia e direitos no Brasil”. A série abordará a luta dos movimentos no passado e no presente para mostrar que os direitos conquistados até aqui não vieram de graça e as disputas continuam até hoje.

O primeiro episódio está disponível no site do Brasil de Fato.

Os caminhos para defesa de direitos e da democracia quase sempre são longos e tortuosos. Cada passo dado, cada conquista e cada resistência envolve o trabalho de muita gente e por muitos anos. Os movimentos populares têm um papel fundamental nesse processo.

Para Viviane Hermida, assessora de projetos e formação da CESE, essa iniciativa é extremamente importante para dialogar com a sociedade e também fazer um contraponto aos veículos hegemônicos: “Diante do avanço da extrema direita, me parece mais importante ainda que as organizações de defesa de direitos se comuniquem com as pessoas,  mostrem que os direitos e a democracia, mesmo com suas fragilidades, foram fruto de muita luta coletiva.” E complementa, em referências às constantes ameaças sofridas por nosso regime político: “E também que nada está garantido e devemos nos manter vigilantes para não permitir retrocessos e abrir novas perspectivas.”

Nos próximos meses, a equipe de jornalismo do Brasil de Fato Bahia conversa com representações que participaram da construção das lutas populares no passado e outras que dão continuidade a elas hoje. “Trazer à memória os sujeitos que atuam nas várias causas, em vários momentos históricos, demonstrando o papel dos movimentos populares nas mudanças positivas que tivemos e que desejamos reafirma aquilo que escutamos no dia-a-dia nas ruas e nas redes: “só a luta muda a vida””, afirma Hermida.

Cada episódio abordará um tema diferente. O primeiro da série aborda a luta dos povos indígenas a partir dos depoimentos de Chico Apurinã e Cristiane Julião Pankararu.

Francisco Batista Apurinã, conhecido Chico Apurinã dentro do movimento indígena, é membro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, a Coiab, liderança histórica do povo Apurinã e faz parte do movimento indígena desde 1985. Ele teve uma importante participação nas mobilizações para a constituinte que aconteceria entre 1987 e 1988.

Cristiane Julião pertence ao povo Pankararu, dos sertões de Pernambuco e está no movimento indígena desde 2005. Ela é mestre e doutoranda em Antropologia Social pela UFRJ. Também foi articuladora do Voz das Mulheres Indígenas, iniciativa implementada pela ONU Mulheres para o empoderamento e mobilização social.

Essa é mais uma iniciativa que se relaciona com as ações dos 50 anos da CESE, trazendo uma abordagem voltada para sensibilização da sociedade acerca da contribuição social, cultural, econômica e política dos movimentos sociais no país. A produção do podcast No Rastro das Lutas conta com apoio do programa Doar para Transformar.