‘’Buscar a verdade: um compromisso de fé’’ é o tema da Campanha Primavera para a Vida – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 20.09.21

‘’Buscar a verdade: um compromisso de fé’’ é o tema da Campanha Primavera para a Vida

 

A Campanha Primavera para a Vida da CESE está na sua 21ª edição. O objetivo da ação é ampliar a articulação com as bases das Igrejas, disponibilizando estudos bíblico-teológicos inspirados em demandas sociais vivenciadas pela organização.

Em 2021 a campanha abordará o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News”, expressão sofisticada de expressar o termo ‘’mentira’’, tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em nossas comunidades de fé.  Tendo essa realidade em vista, o tema do ano é: Buscar a verdade: um compromisso de fé. ‘’Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça’’. Pv 12:17a.

Para marcar a data do lançamento, a CESE promoverá um seminário virtual no dia 22 de setembro, às 19h, no youtube da CESE.  O seminário contará com a presença de Magali Cunha, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), membro da Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura e da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC) e editora – geral do Coletivo Bereia, primeiro coletivo jornalístico de checagens de fake news religioso do Brasil.

O evento também contará com a participação de pessoas de organizações ecumênicas e populares que retratarão como a mentira afetou suas vidas.

A mediação será de Sônia Gomes Mota, diretora executiva da CESE e pastora da IPU e de Bianca Daébs, assessora para ecumenismo e diálogo inter-religioso da CESE e Pastora da IEAB. Na ocasião faremos o lançamento de uma publicação com reflexões bíblico-teológicas sobre o tema da campanha.

Inscrições para o seminário: https://form.jotform.com/212524029546655

 

Histórico da Campanha

Realizada desde o ano 2000, a Campanha Primavera para a Vida aborda, a cada ano,   um novo  tema. A CESE oferece subsídios bíblicos e teológicos para que as igrejas trabalhem nas suas reuniões, encontros, catequeses, estudos bíblicos e escolas dominicais. A Campanha busca associar a temática da justiça, paz e integridade da criação a outros temas de interesse da sociedade. Em sua primeira edição, trabalhou o tema “Vamos todos juntos semear justiça”. Na edição de 2002, refletiu sobre a necessidade de “Semear solidariedade e paz”. Em 2003, voltou-se para uma das carências que mais aflige o país e clamou por “Pão e paz”. Em 2004, buscou animar a juventude brasileira a se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com o tema “Juventude e paz”. E em 2005, exortou a sociedade a sonhar com uma “Cidade de paz”.

Os anos seguintes abraçaram as seguintes reflexões: “Mulheres e homens construindo cidades de paz” (2006); “Direitos e justiça para a paz” (2007); “Direitos e justiça: uma ação para crianças” (2008); “Direitos e justiça” (2009); “Justiça ambiental” (2010); “Direitos e justiça ambiental: cuidar de nossa casa comum” (2011); Justiça ambiental na perspectiva de direitos (2012); “Direitos humanos, desenvolvimento e justiça” (2013); O bem que você faz muita gente compartilha” (2014); “Eu respeito a diversidade religiosa e você?” (2015); “Direito à vida da juventude” (2016); “O clamor dos povos e da terra ferida: mineração aqui não!” (2017); Bem-aventuradas as vidas que defendem os direitos, a justiça e a paz” (2018); “Águas da resistência – ‘… porque tive sede e me deste de beber´ (Mt. 25,35b)” (2019). Em 2020, em decorrência da pandemia Covid-19, abordou o tema “As fomes do povo e as partilhas do reino de Deus em tempos de pandemia – ‘Porque tive fome, e me destes de comer’ (Mt 25.35a)”.