CESE contribui com publicação sobre Direito à Cidade

Texto sobre a Política Institucional de Direito à Cidade da CESE e sua atuação junto aos movimentos sociais compõem a publicação “O Direito Achado na Rua – Volume 9: Introdução Crítica ao Direito Urbanístico”, organizada pelo Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua da Universidade de Brasília (Unb) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Lançada inicialmente em versão digital de acesso aberto, a obra foi evocada por ocasião do seminário de celebração aos 30 anos de O Direito Achado na Rua, que encerra hoje, 13/12, na UnB. A obra coletiva traz textos com viés crítico, transdisciplinares e socialmente comprometidos, baseado na concepção do “Direito Achado na Rua”, que parte de uma visão do Direito como fruto das lutas do povo e dos movimentos sociais. Nesse volume, são priorizados os olhares sobre as desigualdades a partir dos grupos oprimidos urbanos.

A contribuição da CESE compõe o capítulo 22 do livro, em texto intitulado “A cidade como espaço de lutas por direitos: a Política Referencial de Direito à Cidade da CESE em sua atuação junto aos movimentos sociais”. Elaborado a partir dos acúmulos coletivos da instituição e da sua Política Referencial, foi atualizado e permeado pela conjuntura sociopolítica de intensos retrocessos democráticos, bem como por diálogos realizados com representantes de movimentos sociais e organizações parceiras.

Espera-se que as reflexões levantadas, a partir também dos diferentes olhares dos movimentos sociais, possam contribuir, junto a diversas outras, na busca de perspectivas comuns para a plena realização de direitos e transformações nas cidades.

A versão digital pode ser acessada em: http://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/17.