CESE convida para lançamento da Campanha Primavera para Vida 2022

Edição 2022 estimula reflexão sobre os caminhos da democracia

A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) celebra a chegada da nova estação com a 22ª edição da Campanha Primavera para a Vida. A iniciativa tem como objetivo ampliar a articulação com as bases das Igrejas através da reflexão sobre demandas sociais vivenciadas pela organização por meio da sua Diaconia pela defesa de direitos.

Neste ano, a campanha abraça o tema “Andar com Fé pelos caminhos da Democracia: Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; I Pedro 2.16a”, trazendo a discussão sobre o momento político vivido pelo Brasil de ataques constantes contra suas instituições democráticas e o compromisso da organização com a sua radicalidade.

E para jogar luz na discussão sobre os caminhos para um sistema democrático que represente o povo brasileiro, a CESE promoverá o lançamento da campanha no dia 27 de setembro, às 17h30, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop) e com o Cerimonial Conceição da Praia, na sede do Cerimonial – Rua da Conceição da Praia, S/N, Comércio. Fica ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O evento contará com a participação de:

Magali Cunha, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e editora–geral do Coletivo Bereia, primeiro coletivo jornalístico de checagens de fake news religioso do Brasil.

Benilda Brito, ativista negra, feminista e de axé. Pedagoga, Mestre em Gestão Social, Pós-Graduada em Psicopedagogia e Recursos Públicos. Fundadora do N’Zinga – Coletivo de Mulheres Negras de BH e titular na Plataforma DHESCA (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Ambientais).

Leonardo Boff é doutor em Filosofia e Teologia. Aliado dos movimentos sociais na luta em defesa dos Direitos Humanos, Boff é um grande expoente da discussão sobre a Teologia da Libertação, vertente que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã.

Lançamento inédito de publicação

Na ocasião será lançado o livro “As igrejas evangélicas na ditadura militar: dos abusos do poder à resistência cristã”, uma obra que sintetiza a atuação de grupos evangélicos durante a ditadura militar (1964-1985) e traz reflexões sobre o enfrentamento aos desafios do tempo presente para incentivar processos de renovação crítica da relação igreja e sociedade.

O público poderá conhecer por meio da sistematização a experiência de como grupos evangélicos atuavam no período de repressão, como subsídio de reuniões e articulações interessadas em refletir sobre os significados, avanços e limites dos processos socioculturais, políticos e eclesiais nas décadas de 60 e 70. Uma oportunidade de olhar curso da história para denunciar as consequências dos abusos de poder, e ao mesmo tempo, animar a esperança que torna possível novos caminhos para a construção democrática.

A publicação encontrou calendário e ambiente fértil para realização da sua primeira divulgação, a campanha da primavera. Para além da temática, a sinergia com o evento se dá porque a editoração gráfica do livro é uma iniciativa apoiada pelo Programa de Pequenos Projetos da CESE e tem como uma das autoras, Magali Cunha, convidada para a reflexão sobre a importância da democracia. Além da jornalista, são responsáveis pela obra Anivaldo Padilha, Luci Buff e Jorge Atílio Iulianelli (in memoriam).

Além da CESE, o livro “As igrejas evangélicas na ditadura militar: dos abusos do poder à resistência cristã” conta com o apoio do Coletivo Memória e Utopia, Instituto Vladimir Herzog e KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento da Campanha Primavera para a Vida 2022

QUANDO: 27/09/2022, a partir das 17h30

ONDE: Cerimonial Conceição da Praia – Rua da Conceição da Praia, S/N, Comércio, ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Contatos para a imprensa

Patrícia Gordano/ Comunicação | 71 99978-7846

Bianca Daébs/ Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso | 71 99677-0589

Release Imprensa_22ª Campanha Primavera para a Vida

Saiba mais sobre as edições e eventos anteriores da Campanha Primavera para a Vida